Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ibirité estréia com sucesso no Encontro Esportivo do IFMG.

Campus Ibirité estréia com sucesso no Encontro Esportivo do IFMG.

A 11º edição do Encontro Esportivo do IFMG aconteceu de 14 a 16 de setembro de 2021 e o Campus Ibirité realizou a sua primeira participação no evento! E sim, foi uma participação com muito sucesso!
publicado: 24/09/2021 10h15, última modificação: 14/10/2021 16h10

E sim, foi uma participação com muito sucesso! Esse sucesso foi construído por cada um/uma dos estudantes e servidores do Campus que participaram das atividades online promovidas pelo evento - oficinas de experiências para estudantes, rodas de conversa, palestras, competição de jogos virtuais, desafio de corrida rústica digital e dança dos fãmosos!

Encontro Esportivo é uma das ações Intercampi do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG e acontece desde 2009. Organizado pelo coletivo de professoras e professores de Educação Física do IFMG, tem por objetivo fomentar a prática do esporte com fins educativos, possibilitando a convivência e respeito às diferenças culturais, sociais e regionais através da prática desportiva e de lazer.

Nosso Campus teve uma participação expressiva em todas as atividades! Nos depoimentos a seguir os estudantes do IF Ibirité contam um pouquinho sobre como foi a participação nas oficinas, rodas de conversa e palestras do evento:

Achei muito divertidas as oficinas que participei - dança e teatro. A dança já faz parte da minha vida, só que é muito mais que apenas coreografar e seguir as batidas, e a oficina me fez perceber isso. O teatro foi uma experiência nova, sempre quis participar, mas nunca tive chance. Mas só o experimental me deu um gostinho de "quero mais" e com certeza vou me jogar quando aparecer uma oportunidade” (Yasmim Alves, SER I)

Um dos assuntos abordados na roda de conversa Educação Física Antirracista que mais me pegou de sobressalto foi a questão do ensino - não somente na educação física mas em outras disciplinas também - não abranger outras culturas e práticas diferentes das européias e norte americanas, isso pode se dar tanto pela visão eurocêntrica da sociedade em que vivemos quanto pelo sistema capitalista no qual nos situamos” (Maria Eduarda Vilaça, AUT II)

Na roda de conversa Relações de Gênero e Sexualidade na Educação Física Escolar discutimos a abordagem pedagógica da educação física com questões que envolvem gênero, orientação sexual e expressão de gênero, e como a escola pode se tornar um ambiente seguro para alunos e funcionários que se enxergam dentro do espectro LGBTQIA +” (Júlia Benício, SER II).

No desafio da corrida rústica digital participamos com três equipes (sim, juntos percorremos muito mais que a distância de três maratonas!) e, na composição das nossas equipes, tivemos também a participação de familiares de estudantes e servidores do Campus Ibirité. Parabéns e todos/as que participaram das atividades de composição das equipes de corrida rústica!

Na dança dos fãmosos, categoria individual, tivemos uma belíssima participação da estudante Ana Luiza Henrique que, além de nos contemplar com uma coreografia linda, trouxe para o Campus Ibirité a medalha de ouro nessa categoria. Parabéns Ana Luiza!

Um grupo de 25 estudantes brilhou na representação do Campus Ibirité na competição de Jogos Virtuais. Conheça nossos times:

Xadrez: Alice Castro, Dinan Marques, Gabriel Almada, João Vitor de Magalhães, Leandro Barçante e Livia Braz;

League Of Legends (LOL): Arthur Lima, Arthur Reis, Daniel Souza, Ian Dias, Leonardo Dutra, Felipe Sady, Júlio Queiroz e Ruan Pablo;

Free Fire: Equipe 1 - Victor Eduardo Queiroz, Lucas Gabriel dos Santos, Gabriel Macário, e Jean Lucas Amaral; Equipe 2 - Ana Luiza Muniz, Alexandra de Faria, Arthur Lima e Kaique Reis; Equipe 3 - Victor da Silva, Matheus Pereira, Jennifer de Souza e Cristyan Honorato.

Todas e todos que participaram das competições de jogos virtuais o fizeram com muita dedicação, responsabilidade e diversão! Parabéns! Veja alguns depoimentos dos participantes:

"Eu participei do campeonato de xadrez. O sentimento de participar foi incrível! Já havia participado de campeonatos "online" de xadrez, mas nenhum que havia me investido tanto quanto esse. Foi relativamente estressante os primeiros dias e confesso que neles não joguei o melhor que sei que podia, mas o terceiro dia fechou o evento de forma brilhante! "(João Vitor, MEC I)

"Participei do campeonato de Free Fire. Essa atividade foi muito interessante, aprendi a escutar meu time e trabalhar em equipe "(Victor Eduardo, AUT II).

A equipe 1 do Free Fire avançou na competição e também subiu ao pódio - medalha de prata! Parabéns rapazes!

Ainda houve o pré-lançamento do e-book "A Educação Física no Instituto Federal de Minas Gerais: experiências docentes em tempos de pandemia”. Esta obra conta com um capítulo de autoria da Professora de Educação Física, Simone Meurer, em conjunto com a Professora de Geografia, Ludimila Rodrigues, relatando a experiência remota interdisciplinar com o Esporte Orientação desenvolvida com as turmas dos segundos anos do ensino médio técnico integrado do IFMG, Campus Ibirité.

A edição online de 2021 teve um grande alcance entre a comunidade interna e externa do IFMG. Foram mais de 1000 inscrições! Além das atividades destinadas aos estudantes do IFMG também aconteceram atividades de formação para professores e professoras de Educação Física. Foram diferentes momentos de vivências, trocas e construções de uma Educação Física comprometida na formação integral dos/as estudantes e na transformação desse mundo em um lugar melhor! Parabéns e todos e todas que fizeram desse evento um sucesso!

registrado em: