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Comunicado Oficial do campus Ibirité sobre Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais

publicado: 23/07/2021 11h26, última modificação: 30/07/2021 10h29

Sexta-feira, 23 de julho de 2021.

No dia 14 de julho de 2021, foi publicada no site do IFMG uma nota trazendo informações sobre as ações institucionais que vêm sendo realizadas para o planejamento do retorno gradual das atividades presenciais do IFMG.

No dia 20 de julho, foram publicadas as Diretrizes para retorno gradual e seguro de atividades presenciais. Essas diretrizes estão apresentadas em dois documentos: a Portaria nº 489/2021, que traz orientações para as unidades do IFMG sobre como deve ocorrer o retorno gradual ao trabalho presencial dos setores administrativos; e a Instrução Normativa nº 01/2021 das Pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, contendo orientações complementares e específicas e que autoriza o retorno presencial das aulas e outras atividades pedagógicas, como pesquisa e extensão. É importante destacar que as diretrizes não determinam o retorno imediato das atividades presenciais

O IFMG campus Ibirité vem trabalhando desde outubro de 2020 no planejamento da retomada das atividades presenciais, com o intuito de realizar uma avaliação minuciosa e cuidadosa das particularidades do campus, permitindo a tomada de decisão embasada em levantamentos e informações reais e fundamentais para garantir que o retorno das atividades presenciais aconteça de forma segura, quando os órgãos colegiados considerarem adequado. O objetivo deste comunicado é dar transparência à comunidade interna e externa sobre as ações que vêm sendo realizadas até aqui.

Em 23 de outubro de 2020 foi publicada a Portaria no 103/2020 que dispõe sobre a constituição da Comissão para adequação física do IFMG Campus Ibirité para realização de atividades presenciais, quando autorizadas.

Esta comissão trabalhou na definição de materiais e itens para serem adquiridos para a organização da infraestrutura da escola, com base no protocolo sanitário definido pelo governo estadual: o Minas Consciente. Como resultado deste trabalho, foi elaborada uma lista de materiais para a adequação física do campus para as atividades presenciais. Os materiais foram adquiridos pelo Departamento de Administração e Planejamento (DAP) do IFMG campus Ibirité.

Além da aquisição de materiais, a comissão elaborou uma proposta de Protocolo Sanitário e ações para cumprimento adaptadas à realidade do campus.

Em 11 de fevereiro de 2021, foi publicada a Portaria no 18/2021 que dispõe sobre a instituição da Comissão de Planejamento das Diretrizes para a Adoção de Atividades Presenciais, quando autorizadas pelas instâncias competentes, no âmbito do IFMG Campus Ibirité.

Em 9 de julho de 2021, foi publicada a Portaria no 85/2021 em que a referida comissão teve sua composição alterada e vigência de ação ampliada para o fim do ano letivo de 2021.

A comissão foi criada com o objetivo de:

  • Propor cenários para a viabilização das atividades presenciais quando as condições de evolução da pandemia COVID-19 permitirem e puderem ser autorizadas pelas instâncias competentes;

  • Determinar que as proposições sejam viáveis dos pontos de vista legal, de execução, orçamentário e funcional e que sejam encaminhadas ao Gabinete da Direção Geral;

  • Sugerir métodos de ensino que viabilizem os cenários propostos.

A partir dos levantamentos realizados, foi possível identificar que, mesmo com a autorização do retorno das atividades presenciais, a manutenção parcial do Ensino Remoto será necessária, já que o retorno se dará de forma gradual e cumprindo todos os protocolos sanitários.

Para a realização dos trabalhos da comissão foram realizados levantamentos para a compreensão das atividades prioritárias para o retorno presencial.

A partir dos levantamentos realizados, foi possível identificar que, mesmo com a autorização do retorno das atividades presenciais, a manutenção parcial do Ensino Remoto será necessária, já que o retorno se dará de forma gradual e cumprindo todos os protocolos sanitários.

Nesse contexto, a comissão propôs e realizou, durante a Semana de Planejamento Pedagógico que ocorreu na primeira semana letiva de 2021, a “Roda de Conversa: vivências, sentidos e experiências do ERE” para compartilhar práticas e aprendizados sobre o processo de ensino-aprendizagem do ERE com o objetivo de gerar interesse, engajamento, interação e envolvimento dos alunos e compartilhar experiências.

Paralelamente, a comissão seguiu trabalhando na construção do plano de retomada das atividades presenciais que considera a realização de atividades presenciais associadas ao cumprimento da carga horária prática profissionalizante. Como resultado deste trabalho, foi elaborado o seguinte documento: “Orientações para a realização das disciplinas práticas profissionalizantes”. Este documento foi apresentado à comunidade interna no dia 17 de junho de 2021.

A partir das contribuições dos servidores, o documento será em breve finalizado e enviado, antes do recesso escolar, para avaliação dos órgãos colegiados do campus e pelo Conselho Acadêmico, seguindo o fluxo definido pela Instrução Normativa nº 01/2021 supracitada.

Caso aprovado, serão adotadas atividades presenciais exclusivamente para atender a carga horária prática profissionalizante. Assim, propõe-se que as aulas teóricas e demais aulas práticas (química, biologia, física e educação física) não retornem em 2021. Dessa forma, retornarão às atividades presenciais apenas os docentes e discentes envolvidos, além dos técnicos administrativos que atuam nos respectivos laboratórios em que ocorrerão as práticas. Estes já foram consultados pelos membros da comissão e estão de acordo com o retorno das atividades práticas laboratoriais.

Nesta proposta, as atividades administrativas se mantêm remotas, ressalvados casos específicos de acordo com a demanda de cada setor. Porém, é importante destacar que está suspenso o atendimento presencial ao público externo, sem previsão de retorno. 

Sugere-se que as ações de Pesquisa e Extensão sejam mantidas remotas. Caso haja a necessidade de adoção de atividades presenciais para alguma ação, a demanda deverá ser enviada às respectivas Coordenações para avaliação e cumprimento do fluxo previsto na Instrução Normativa nº 01/2021.

Assim, conforme Art. 2o da Instrução Normativa nº 01/2021 das Pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, que autoriza o retorno das atividades presenciais no âmbito do IFMG Ibirité, é proposta pela comissão a adoção de Regime de oferta mista.

Os cenários para ampliação do retorno presencial para as demais disciplinas e demais setores estão sendo estudados e serão propostos para o ano letivo de 2022.

É importante destacar que ambas comissões trabalham na definição do planejamento da retomada, mas não cabe a elas definir quando o retorno acontecerá. De acordo com a IN 01/2021, este está condicionado à existência de condições sanitárias que permitam sua execução de forma segura à comunidade acadêmica e à aprovação de acordo com o fluxo previsto na Seção V do documento.

E, por fim, para melhor comunicação de todas as diretrizes para um retorno gradual e seguro, apresentamos um calendário de reuniões virtuais com pais e responsáveis de nossos alunos, com nossos alunos e servidores do campus. O intuito é fomentar uma conversa franca e esclarecedora sobre todos os pontos que ainda pareçam difíceis. Assim, seguem as datas das reuniões, contudo informações sobre horários e duração da reunião serão dadas diretamente aos interessados, conforme o público-alvo de cada reunião, via e-mail e outros meios de comunicação oficial.

Agenda de reuniões com a comunidade

27/07 (terça-feira)

Reunião virtual com a comunidade interna (servidores)

29 e 30/07 (quinta-feira e sexta-feira)

Reunião com alunos por curso

04/08 (quarta-feira)

Reunião com pais e responsáveis dos alunos envolvidos nas atividades presenciais

05/08 (quinta-feira)

Reunião com pais e responsáveis dos alunos em geral

INFOGRÁFICO AÇÕES DO IFMG CAMPUS IBIRITÉ

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