Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entenda como foi o sorteio público do Processo Seletivo 2020/2

Entenda como foi o sorteio público do Processo Seletivo 2020/2

Transmissão foi realizada em 29/10, pelo YouTube. Classificação dos candidatos será publicada no dia 3/11, após aplicação das regras da política de ações afirmativas.
publicado: 30/10/2020 09h33, última modificação: 04/11/2020 00h12

O IFMG realizou, na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro, o sorteio público do Processo Seletivo 2020/2. Esse método de seleção foi adotado em virtude da pandemia de Covid-19. Foram geradas listas que serão utilizadas na classificação dos candidatos de sete cursos técnicos, seguindo as regras dos editais 54/2020 e 55/2020.

Todos os inscritos participaram dessa etapa por meio de um número atribuído a cada candidato. Técnicos da Fundep, instituição organizadora do Processo Seletivo, realizaram, então, de forma virtual, o sorteio dos números, gerando uma lista diferente para cada curso, contendo o número atribuído e a ordem em que foi sorteado. Três servidores do IFMG acompanharam a operação, de forma a garantir sua lisura.

A próxima etapa será gerar a classificação preliminar, a partir de cada lista única resultante do sorteio. No entanto, para chegar à ordem de classificação dos candidatos, será preciso aplicar as regras referentes às ações afirmativas, ou seja, o estudante concorrente vai ser ranqueado de acordo com a vaga reservada (cota) que escolheu no ato da inscrição. Com isso, como são nove tipos distintos de cota, a classificação deverá contemplar todas as porcentagens reservadas aos candidatos cotistas.

Esse trabalho já está sendo feito pelo setor de processamento de dados da Fundep e a divulgação do resultado preliminar está prevista para 3 de novembro. Nesta data, todos os candidatos terão a oportunidade de conferir sua classificação dentro de um dos sete cursos contemplados no sorteio, que são:

• Técnico Concomitante em Automação Industrial - Campus Ibirité
  • Técnico Concomitante em Mecatrônica - Campus Ibirité
  • Técnico Concomitante em Sistemas de Energia Renovável - Campus Ibirité
  • Técnico Concomitante em Edificações - Campus Congonhas
  • Técnico Concomitante em Mineração - Campus Congonhas
  • Técnico Subsequente em Agropecuária - Campus Bambuí
  • Técnico Subsequente em Mecânica - Campus Congonhas

Acesso o site do Processo Seletivo 2020/2

Confira a gravação do sorteio público, realizado no dia 29 de outubro.