Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Ibirité certifica 23 alunos no curso “INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”

publicado: 02/03/2023 13h15, última modificação: 03/03/2023 16h03

Na última Segunda-feira, 27/02/2023,o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Ibirité, realizou a solenidade de certificação dos estudantes do Programa Qualifica + Energif 2022, pelo PRONATEC, do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), de “Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis: INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”.

O PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é um projeto criado pelo Governo Federal para ampliar os sistemas de educação no território brasileiro. Esse programa garante acesso gratuito a cursos de Educação Profissional e Tecnológica em instituições públicas, como é o caso do IFMG.

A longo de 2022, o IFMG ofertou, em oito campi Campus (Arcos, Betim, Congonhas,

Formiga, Ibirité, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e Sabará) o curso, que teve como objetivo formar profissionais para instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas técnicas e procedimentos técnicos e regulamentares. Garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando normas de segurança e o meio ambiente.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de Oiti José de Paula (Diretor Geral do Campus Ibirité), Márcio Rosa Portes (coordenador Geral do Programa Qualifica + Energif 2022 no IFMG), Niltom Vieira Junior (Diretor de Programas de Extensão do IFMG), Charles Martins Diniz (Idealizador do Curso no IFMG) e Julia Giebeler Santos (Diretora do Projeto Profissionais do Futuro da Agência de Cooperação  Brasil-Alemanha – GIZ). Esta última é uma importante parceira, uma vez que a Giz é um prestador de serviços no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável e trabalho de educação internacional, estamos empenhados em moldar um futuro digno de ser vivido em todo o mundo. Os profissionais citados ainda aproveitaram a oportunidade para conhecer a estrutura ofertada pelo campus para o desenvolvimento do curso.

Também se fizeram presentes na solenidade Josemar Moreira (responsável pelo apoio administrativo e pedagógico) e os docentes ministrantes dos conteúdos: Mateus Andrade Ferreira (coordenador local do curso), Talles Barbosa Portilho, Nicolas Tadeu Domingues Fernandes, Pedro Henrique Ferreira Machado e Wênder José Alves Silva.

Ao todo, foram certificados 23 alunos, habilitados para atuar e atender às necessidades do mundo globalizado, repassando  conhecimentos e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes de  uma instalação solar fotovoltaica.

Segundo o Diretor Geral do IFMG campus Ibirité: "este curso foi realizado em tempo recorde e contou com a colaboração de inúmeras pessoas dentro e fora do Campus Ibirité, para garantir que os recursos fossem bem aplicados e que alcançássemos os resultados desejados. Mas, ao final do processo, o que importa é que uma ótima oportunidade foi propiciada para a sociedade e hoje fechamos esse ciclo com sucesso e com alunos satisfeitos. Desejo a todos sucesso na aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso".

Davi Sena, um dos concluintes do curso, expôs os impactos proporcionados pela formação: “tive uma boa experiência e consegui adquirir muito conhecimento teórico e prático na área, os professores que lecionaram as matérias se mostraram muito capacitados e preparados para a execução dos temas, acredito que esse curso terá grande influência na minha formação profissional por mostrar como a energia fotovoltaica pode ser utilizada para diversas funções, abrindo minha mente para poder até elaborar ideias que podem ser viabilizadas de maneiras até mais econômicas devido ao uso da energia solar. O curso também me apontou a importância e as oportunidades que um  instalador fotovoltaico tem e terá nos tempos atuais, podendo até adquirir oportunidades de trabalhos internacionais”.

Para Josemar Moreira, técnico educacional responsável pelo apoio administrativo e pedagógico do curso, participar desse projeto foi um desafio enriquecedor. “Trabalhar com divulgações, inscrições e atendimento direto aos professores e estudantes foi uma oportunidade única de desenvolver ainda mais minhas habilidades de gestão e comunicação eficiente. Todo o planejamento, dedicação e conhecimento técnico empregados por mim na organização deste curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis: INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS, tornaram possível oferecer um curso de qualidade no IFMG campus Ibirité e assim, contribuir para o desenvolvimento da energia solar no nosso país”.

Por fim, o professor Mateus Andrade Ferreira, coordenador local do curso, afirma: "Fiquei muito feliz por ter atuado no curso de eletricista de sistemas de energias renováveis, pois ele é resultado do esforço de muitas pessoas dentro do IFMG. Com os recursos destinados ao curso construímos uma estrutura que poderá ser utilizada para formar muitas outras turmas. É muito importante esse tipo de iniciativa, pois proporciona uma formação técnica de curto prazo, aproxima a escola da comunidade e, assim, temos a oportunidade de atender um público mais maduro, diferente dos demais cursos oferecidos no campus".

A partir desse tipo de iniciativa, o campus segue contribuindo com a comunidade interna e externa à instituição. Proporcionando formação de qualidade de modo a impactar positivamente com a geração de emprego e renda local, dadas as vocações econômicas da região e de atuação do instituto.

Confira fotos de como foi a solenidade: Clique Aqui

registrado em: