Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica editais do Processo Seletivo para o 2º semestre

IFMG publica editais do Processo Seletivo para o 2º semestre

O campus Ibirité ofertará vagas para os cursos técnicos concomitantes em Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável. Inscrições ocorrem de 18 de maio a 21 de junho.
publicado: 13/05/2021 13h20, última modificação: 18/05/2021 17h18

Estão disponíveis os editais do Processo Seletivo 2021/2 do IFMG, que tratam da seleção de alunos para entrada no segundo semestre letivo deste ano. Assim como ocorreu no primeiro semestre, devido à pandemia de Covid-19, a seleção para os cursos técnicos será feita por meio da análise do desempenho escolar dos inscritos. Para a graduação as notas do Enem serão usadas na classificação.

Ao todo, o IFMG disponibiliza 462 vagas para ingresso no segundo semestre letivo. O link para as inscrições estará disponível entre 18 de maio e 21 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e o período para solicitação de isenção vai de 18 a 25 de maio.

Oferta do campus Ibirité

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES
É necessário o candidato estar matriculado e em curso no 1º ou 2º ano do Ensino Médio em outra instituição de ensino. Nessa modalidade, os estudantes cursam apenas as disciplinas de formação técnica no IFMG. Para a inscrição no Processo Seletivo dos cursos Técnicos Concomitantes é necessário um documento que comprove o desempenho acadêmico no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou ano/série correspondente.

Ibirité | Técnico Concomitante em Mecatrônica (40 vagas)
Ibirité | Técnico Concomitante em Energia Renovável (40 vagas)
Ibirité | Técnico Concomitante em Automação Industrial (40 vagas)

Seleção

Cursos técnicos - A classificação dos candidatos aos cursos técnicos neste Processo Seletivo se dará a partir da média simples das notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Concomitantes; e das notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes.

Os candidatos devem ficar atentos e solicitar a documentação comprobatória em suas respectivas escolas com antecedência. No ato da inscrição, será necessário preencher o campo específico com as notas e anexar o documento digitalizado. Para a classificação, o próprio sistema irá gerar a média simples das notas obtidas nas duas disciplinas.

Documentos para comprovação de desempenho escolar na inscrição

a) Histórico Escolar;
b) Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim escolar/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental para os cursos Técnicos Concomitantes e Ensino Médio para os cursos Técnicos Subsequentes (desde que apresentem as notas obtidas no Ano avaliado ou Ano correspondente).
c) Declaração escolar, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental, ou Ano/Série correspondente, para os cursos Técnicos Concomitantes e as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 1º e 2º Anos do Ensino Médio ou Ano/Série correspondente, para os Cursos Técnicos Subsequentes.

• É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento.
• Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, disponível no edital.

Informações gerais

As regras gerais do Processo Seletivo 2021/2 estão elencadas nos editais 27, 28 e 29. Nesses documentos, é possível se informar sobre o número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular. A leitura pelos candidatos é obrigatória. Candidatos surdos que precisarem entrar em contato com o IFMG para tirar dúvidas ou resolver demandas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse os editais:

Edital nº 27/2020 - normas gerais - publicado em 11/05/2021

Edital nº 28/2020 - cursos técnicos (concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio - publicado em 11/05/2021

ANEXOS:
Anexo II A_Termo de Escola Pública
Anexo II B_Termo de Comprovação de Renda
Anexo II C_Documentos para comprovação de renda
Anexo II D_ Declaração de Política de Reserva de Vagas
Anexo II E_Formulário de Autodeclaração Étnico-Racial
Anexo II F_ Declaração de pertencimento Étnico_Indígena
Formulário de solicitação de atendimento por nome social

registrado em: ,