Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do campus foram aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN) do IFMG

Quatro projetos de ensino do campus, com temáticas de Educação Integrada e Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, foram contemplados com bolsas para alunos. Confira os detalhes.
publicado: 17/04/2020 16h10, última modificação: 29/04/2020 16h00

Quatro projetos foram contemplados com bolsas para alunos dos cursos técnicos e superior (Edital nº 105/2019 do IFMG).

Projetos de ensino são atividades que trabalham a reflexão e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, e as temáticas propostas pelo edital foram:

1. Avaliação no Processo Ensino-aprendizagem: os diversos tipos de avaliação e suas aplicações; os impactos nos indicadores de permanência e êxito tendências avaliativas, seus objetivos e resultados.
  2. Educação Integrada: experiências e práticas integradoras nos cursos técnicos integrados do IFMG com ênfase na articulação entre a formação geral e técnica
  3. Mulher na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas sobre a inserção da mulher na Educação Profissional e Tecnológica e no mundo do trabalho

Na temática de Educação Integrada, o projeto Desenvolvimento de experimentos de baixo custo para as disciplinas de Biologia e Química, de autoria dos professores Gustavo Pereira Pessoa e Fernanda do Nascimento Costa, foi um dos contemplados. O professor Gustavo explicou que: “Neste projeto o objetivo é desenvolver e avaliar práticas de baixo custo para o ensino de Biologia e Química com o objetivo de maximizar as possibilidades de atividades práticas no contexto do campus Ibirité”

O grupo de estudos do campus, Carolinas - Mulheres e Interseccionalidades, teve dois projetos aceitos na temática Mulher na Educação Profissional e Tecnológica. Os projetos A mulher e as Tecnologias da Informação: meios para oportunizar a permanência feminina na educação técnica e tecnológica, da professora Paôla de Oliveira Souza, e  A mulher no esporte: meios para oportunizar a permanência feminina na educação técnica e tecnológica, das professoras Simone Meurer e Juliana Silva Santos. Nos dois trabalhos são utilizados os estudos de gênero e interseccionalidades aliados às áreas de Tecnologia da Informação, no trabalho da professora Paôla, e prática esportiva, no trabalho das professoras Simone e Juliana, como forma de empoderamento de mulheres na educação técnica e tecnológica e capacitação para o mundo do trabalho.

Ainda na temática Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, foi contemplado o projeto Inserção Profissional da Mulher na Engenharia: um estudo com egressas dos cursos de Engenharia do IFMG, de autoria da professora Mônica Lana da Paz em parceria com a professora Aline Rodrigues Alves, do campus Formiga. A professora Mônica explica que “é fato que hoje se registra um aumento de mulheres ingressando em profissões que ainda são majoritariamente masculinas, mas ainda há uma longa trajetória para romper com a divisão sexual do trabalho e mudar um processo de desigualdade de gênero que foi historicamente construído”, por isso o projeto pretende responder aos questionamentos: como as egressas dos cursos de Engenharia do IFMG estão inseridas no mercado de trabalho? As egressas dos cursos de Engenharia do IFMG estão atuando na Engenharia? Caso estejam, pretendem continuar na profissão? O que as mantêm na Engenharia? Como se vêem em relação à sua profissão? Qual o impacto da formação recebida no curso de Engenharia sobre a atuação profissional dessas egressas? Se não exercem a profissão, quais os motivos dessa escolha?

Parabéns a todos os professores e em breve teremos mais informações sobre o início dos projetos e seleção de bolsistas.

Resultado Final Edital  nº 105/2019

registrado em: ,