Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA
conteúdo

Notícias

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA

O projeto "Inserção Profissional da Mulher na Engenharia: um estudo com egressas dos cursos de Engenharia do IFMG" está selecionando 2 bolsistas. Veja mais informações sobre o processo seletivo.
publicado: 29/04/2020 16h10, última modificação: 13/05/2020 21h43

 De acordo com o Edital 105/2019 foi aprovado o desenvolvimento do projeto intitulado “Inserção Profissional da Mulher na Engenharia: um estudo com egressas dos cursos de Engenharia do IFMG”.  Não é difícil constatar que, o espaço da mulher no que diz respeito a sua participação na Educação Profissional e Tecnológica, ainda está muito aquém da contribuição que elas podem dar para a sociedade. É fato que hoje se registra um aumento de mulheres ingressando em profissões que ainda são majoritariamente masculinas, mas ainda há uma longa trajetória para romper com a divisão sexual do trabalho e mudar um processo de desigualdade de gênero que foi historicamente construído. Considerando-se esse contexto, como as egressas dos cursos de Engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) estão inseridas no mercado de trabalho? Numa perspectiva de educação profissional emancipadora, essa pesquisa pretende fomentar discussões institucionais sobre a igualdade de gênero no mundo do trabalho e relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Para desenvolvimento da pesquisa serão selecionados dois bolsistas (uma representante do sexo feminino e um do sexo masculino) compreendendo alunos(as) do 1º período do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Ibirité.  As atividades de pesquisa para desenvolvimento do projeto terão início em maio/2020 e serão inicialmente realizadas remotamente através de mídias digitais.

As bolsas concedidas terão duração de 10 (dez) meses. Essa bolsa tem valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por mês de duração do projeto. A bolsa tem caráter transitório, é isenta de imposto de renda, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com atividades remuneradas de qualquer natureza (incluindo bolsas de outros programas, com exceção de bolsas de auxílio socioeconômico).

 

PROCESSO SELETIVO

1.      Preenchimento e envio do questionário Link para questionário: https://forms.gle/1zd9VyeqMjxpUpDC8) até 01 de maio. Todos os candidatos que encaminharem o questionário devidamente preenchido estarão selecionados para a etapa de entrevista. Este questionário é um dos requisitos do processo de seleção para análise do perfil dos(as) candidatos(as).   

2.      Entrevista a ser realizada no dia 4 de maio de 2020. O cronograma de realização das entrevistas será divulgado no dia 2 de maio. As entrevistas serão realizadas pelo google meet e instruções serão dadas junto ao envio do cronograma. Durante as entrevistas, será avaliado se os interesses dos candidatos(as) são compatíveis para execução das atividades propostas e a possibilidade de desenvolvimento de trabalho remoto.

 3.      Na etapa de entrevista, com prazo limite de 15 (minutos) para cada entrevistado, será atribuída nota de 0 a 10 pontos. Candidatos(as) com nota igual ou superior a 7 (sete) pontos serão selecionados, considerando-se dois bolsistas (uma representante do sexo feminino e um do sexo masculino)  . Em caso de empate os questionários serão analisados considerando-se o perfil necessário para o desenvolvimento das atividades.

4.      Para concorrer a bolsa é necessário que o candidato(a) atenda aos requisitos do edital conforme item 6 (dos requisitos e compromissos do estudante) e abaixo destacados.

 

6. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ESTUDANTE 

6.1. Preencher os documentos solicitados pelo orientador e pela CPAE.

6.2. Estar regularmente matriculado no IFMG. O aluno não pode ter previsão de conclusão de curso no período de vigência da bolsa.

6.3. Ter rendimento acadêmico compatível com as atividades previstas no plano de trabalho do bolsista.

6.4. Não exercer nenhum tipo de atividade remunerada e dedicar-se às atividades previstas, respeitando o plano de trabalho firmado com o orientador e a carga horária de 10 (dez) horas semanais.

6.5. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e/ou do Seminário de Iniciação Científica do IFMG, apresentando os resultados parciais e finais obtidos sob a forma de resumo expandido, painel e/ou na forma oral. A apresentação é obrigatória para todos os alunos que receberem bolsa, mesmo que o aluno se desligue do programa antes do término do projeto. Casos de impedimentos de participação serão avaliados pela CPAE.

6.6. Fazer referência à sua condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Ensino nas publicações e trabalhos apresentados.

6.7. Não estar em débito com outros Programas Institucionais.

6.8. Apresentar mensalmente, para o orientador, o relato das atividades desenvolvidas para envio do relatório de frequência.

6.8.1. Havendo atraso no envio do relatório de atividades mensal, por dois meses consecutivos, poderá ocorrer a suspensão do pagamento do bolsista, até que a situação seja regularizada, perdendo o direito a receber o valor referente aos meses em que a bolsa esteve suspensa.

6.9. Apresentar relatório final junto à CPAE. Caso não seja entregue o relatório final, o aluno não poderá pleitear nova bolsa, bem como terá a obrigação de devolver todo o montante recebido a título de bolsa.

6.10. Possuir conta bancária própria para recebimento das bolsas.

6.10.1 Para o recebimento da bolsa, a conta bancária deve atender a um dos seguintes critérios:

1. ser conta corrente de qualquer banco, exceto bancos virtuais;

2. ser conta poupança da Caixa Econômica Federal.

6.11. Caso haja participação de estudante voluntário, a certificação será feita pela CPAE, após efetiva comprovação de sua participação, por meio dos atestados de frequência e envio do relatório final da pesquisa e participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

  

Estou aguardando as inscrições.

Um forte abraço. Muita paz e saúde!!

Profa. Mônica Lana da Paz

IFMG - Campus Ibirité

registrado em: ,