Notícias
Programação da Semana da Consciência Negra 2025
O Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, constitui um marco de reflexão sobre a contribuição da população negra para a sociedade brasileira em múltiplos setores, das artes às ciências, e, sobretudo, sobre a luta histórica contra o racismo no país.
Ao considerarmos a centralidade da educação como lócus de produção de saberes, práticas e transformações sociais, o IFMG Campus Ibirité promove a Semana da Consciência Negra, evento de extensão que integra debates acadêmicos, atividades culturais e ações pedagógicas voltadas à valorização da identidade negra e ao fortalecimento de práticas antirracistas.
Por meio dessa iniciativa, o campus reafirma seu compromisso institucional com a diversidade, a inclusão e a educação transformadora, alinhando o tripé ensino, pesquisa e extensão ao contexto sócio-histórico da sociedade brasileira.
Nesse processo, o evento busca ser um dos pilares para a formação de cidadãos críticos, sensíveis às questões étnico-raciais e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A programação do evento conta com uma grande diversidade de atividades:
Nos dias 26/11 e 03/12 ocorrerá um trabalho de campo em Inhotim trabalhando as temáticas da modernização, botânica e arte e cultura negras (para as turmas dos terceiros anos dos cursos integrados).
No dia 29 de novembro de 2025, ocorrerá a Abertura Oficial do evento com uma Mesa Redonda conduzida pelas professoras Juliana Santos e Luciana Guimarães e pelo professor Rafael Soares. Em seguida, ocorrerão oficinas (com número limitado de vagas) e atividades interdisciplinares e culturais que serão apresentadas na modalidade de Feira e Apresentação de Trabalhos. As atividades serão realizadas a partir das 8h, ocupando diferentes espaços do campus.
No dia 05/12, no horário de almoço, serão apresentados trabalhos orientados pela professora Amanda do Carmo, envolvendo a temática Automação e Memória: Sistemas Supervisórios para Processos Produtivos Tradicionais
No dia 05/12, também no horário do almoço, teremos a palestra “Nunca fui, mas me disseram. A dinâmica em territórios periféricos e as relações de poder em espaços urbanos e simbólicos” com a produtora cultural e pesquisadora Géssica Santiago.
No dia 06 de dezembro, o Campus receberá uma ampla programação com a oferta de 12 oficinas conduzidas por colaboradores externos selecionados via edital. Eles ministrarão oficinas voltadas para temas étnico-raciais e para a valorização da cultura afro-brasileira, ampliando o caráter formativo e plural da Semana da Consciência Negra. Além disso no mesmo dia ocorrerão oficinas ofertadas por servidores e ocorrerá também a Odif, que trabalhará com o tema: Comitê das Nações Unidas sobre Racismo Científico e Valorização dos Direitos e Territórios dos Povos Indígenas.
Atenção: Para participar da programação da Semana da Consciência Negra, é necessário realizar inscrição para os dois sábados letivos (29/11 e 06/12).
Acesse os links abaixo e confira a programação completa do evento.
Programação da Semana da Consciência Negra 2025
Inscrição atividades - sábado letivo 29/11
Inscrição atividades - sábado letivo 06/12
