Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

por alex.andrade publicado 18/08/2017 11h01, última modificação 19/08/2022 10h35

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável por coordenar o processo de autoavaliação do IFMG, estando em consonância com a Lei nº 10.861 de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES.

A autoavaliação possibilita o desenvolvimento institucional, por meio de um processo permanente de participação coletiva dos sujeitos que se relacionam de alguma forma com a instituição. O processo autoavaliativo indica fragilidades, potencialidades e as ações propostas em cada campus.

Para coordenar a autoavaliação institucional do IFMG- Campus Avançado Ipatinga, foi estruturada uma CPA local, composta por representantes dos docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil. Atualmente os representantes locais são:

Membros

Representante Sociedade Civil Titular

Laurinda Aparecida Alves Ferreira

Representante Sociedade Civil Suplente

Fonte: Portaria 30/2021 de 28 de julho de 2021.

As diretrizes que norteiam as funções da CPA estão descritas no Regulamento da CPA- Resolução nº5 9/ 2017- que são:

-Elaborar o projeto de autoavaliação da Instituição.

-Coordenar e articular os processos de avaliação interna.

-Sistematizar e prestar informações relativas às AVALIES solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

-Elaborar e analisar relatórios e pareceres das avaliações e encaminhar às instâncias competentes.

-Desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional.

-Acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição.

-Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação institucional.

-Disseminar, permanentemente, informações sobre a avaliação institucional.

-Contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional e apresentar sugestões, subsidiando o planejamento do IFMG.

-Interagir com as Comissões Próprias de Avaliação de outras instituições e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

-Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional.

-Desenvolver o processo de autoavaliação institucional.

-Organizar reuniões para desenvolver suas atividades.

Conheça os relatórios de Autoavaliação Institucional:

Relatórios da CPA central do IFMG

Relatórios da CPA Ipatinga

Acesse a Cartilha explicativa e conheça mais sobre a atuação da CPA

Acesse o Regulamento da CPA do IFMG

Acesse a Portaria nº30 de 28 de julho de 2021 que compõe a CPA atual