Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

por alex.andrade publicado 18/08/2017 11h01, última modificação 02/10/2020 14h01

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável por coordenar o processo de autoavaliação do IFMG, estando em consonância com a Lei nº 10.861 de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES.

A autoavaliação possibilita o desenvolvimento institucional, por meio de um processo permanente de participação coletiva dos sujeitos que se relacionam de alguma forma com a instituição. O processo autoavaliativo indica fragilidades, potencialidades e as ações propostas em cada campus.

Para coordenar a autoavaliação institucional do IFMG- Campus Avançado Ipatinga, foi estruturada uma CPA local, composta por representantes dos docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil. Atualmente os representantes locais são:

Membros:

Representação:

Júlio César de Souza

Representante Técnico Administrativo Titular/Presidente

Marcos Flávio de Oliveira Silva

Representante Docente Titular

Mariana Campos Souza

Representante Discente Titular

Márcia Regina Villela

Representante Sociedade Civil Titular

Cátia Cristina Modesto

Representante Técnico Administrativo Suplente

Sheila Andrade de Souza

Representante Docente Suplente

Emylli Santos

Representante Discente Suplente

Laurinda Aparecida Alves Ferreira

Representante Sociedade Civil Suplente

Fonte: Portaria nº 56 de 09 de setembro de 2020.

As diretrizes que norteiam as funções da CPA estão descritas no Regulamento da CPA- Resolução nº5 9/ 2017- que são:

-Elaborar o projeto de autoavaliação da Instituição.

-Coordenar e articular os processos de avaliação interna.

-Sistematizar e prestar informações relativas às AVALIES solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

-Elaborar e analisar relatórios e pareceres das avaliações e encaminhar às instâncias competentes.

-Desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional.

-Acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição.

-Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação institucional.

-Disseminar, permanentemente, informações sobre a avaliação institucional.

-Contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional e apresentar sugestões, subsidiando o planejamento do IFMG.

-Interagir com as Comissões Próprias de Avaliação de outras instituições e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

-Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional.

-Desenvolver o processo de autoavaliação institucional.

-Organizar reuniões para desenvolver suas atividades.

Conheça os relatórios de Autoavaliação Institucional:

Relatórios da CPA central do IFMG

Relatórios da CPA Ipatinga

Acesse a Cartilha explicativa e conheça mais sobre a atuação da CPA

Acesse o Regulamento da CPA do IFMG

Acesse a Portaria nº 56 de 09 de setembro de 2020 que compõe a CPA atual