Você está aqui: Página Inicial > Menu > Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação > Extensão > Projetos > Araras Produtor de Água
conteúdo

Araras Produtor de Água

Status: Em andamento.

Publicação: ANAIS DO I SEMINÁRIO Saberes da Extensão

 

Este projeto de extensão prevê o desenvolvimento de consultoria e produtos técnicos relacionados a mapas e geoprocessamento, assim como de propostas e acompanhamento de ações que visam aumentar a produção de água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão das Araras, em Piumhi – MG.

O município de Piumhi, através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE-Piumhi) submeteu proposta de projeto ao Edital de Chamamento 001/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA), tendo sido contemplado com verba de R$ 1.000.000,00 para execução de ações que visam o aumento da produção de água no principal manancial de abastecimento para o município.

Os professores Humberto Melo (membro titular) e Germano Mattosinho (membro suplente) representam o IFMG Campus Avançado Piumhi na Unidade Gestora do Projeto (UGP) desde o primeiro semestre de 2017 e desempenham as atividades de consultoria e assistência técnica dentro dos Grupos Técnicos (GT).

Este projeto é de extrema relevância para o município tendo em vista seus objetivos de aumentar a produção de água do principal manancial que atende à população de Piumhi-MG.

Figura 1 - Equipe em serviço

araras

 

Figura 2 - Localização do projeto

localização

 

Figura 3 - Delimitação da área da sub-bacia do Araras objeto deste projeto em vermelho, com a indicação do Ribeirão das Araras em ciano e de seus afluentes em azul

delimitação da bh

 

Figura 4 - Apresentação dos produtos de geoprocessamento. Dirceu (esquerda) e Prof. Humberto

apresentacao

 

Figura 5 - Aula sobre o projeto Araras Produtor de Água conduzida pelo Engenheiro Dirceu

aula_dirceu