conteúdo

Projetos Concluídos

1ª Semana de Ciência e Tecnologia

Status: Concluído.

A I Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Avançado Piumhi foi um grande sucesso, abordando o tema de 2014: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, as atividades foram desenvolvidas entre os dias 10, 11 e 12 de novembro. Durante três dias foram realizados: palestras, mini cursos, mesa redonda, apresentações de trabalhos dos estudantes dos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Técnico em Edificações, visitação aos estandes que abordavam as temáticas de Segurança e Prevenção de Acidentes, Cooperativismo, Construção Civil e ainda de divulgação do vestibular 2015/1.

As palestras abordaram os temas: "A importância de Furnas para o desenvolvimento social da região", "Economia Solidária e Empreendedorismo", "Cooperativismo", "Água e Esgoto: etapas de projetos de saneamento", além da participação do Projeto Papo Reto do IFMG Campus Bambuí que abordou a temática “Desenvolvimento Social”. A oferta de minicursos sobre "Técnicas de Apresentação Oral e Produção de Slides" e  "O uso da calculadora em situações cotidianas envolvendo porcentagens e juros simples" envolveu professores, servidores, alunos e comunidade.

Ainda foram apresentados os trabalhos de pesquisa dos alunos com os títulos: "Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros (IT 06, 08, 09, 23 e 38)", "Ergonomia", "Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho", "Software Matemático - Geogebra" e "Software para Topografia - Topograph". A montagem, organização e divulgação de informações nos estandes contou com parceiros como o Corpo de Bombeiros de Piumhi, a loja de materiais de construção civil "Casa Nova", a cooperativa de Crédito Credifor. O evento que contou com a participação de mais 300 pessoas, foi encerrado com o "Trote Solidário".

A Comunidade piumhiense, juntamente com alunos, professores e funcionários, pôde vivenciar seus primeiros passos rumo ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação em prol de uma parceria de sucesso na construção de uma educação de qualidade para todos.

Foto_ISCeT

1º Concurso de Redação, Desenho e Pintura

Status: Concluído

Lançado no mês de março de 2015, sob coordenação das professoras do Campus Avançado Piumhi: Marina Martins e Stella Tomé, o Projeto de Extensão: "1º Concurso de Redação, Desenho e Pintura do Campus Avançado Piumhi (em parceira com a Associação dos moradores do Bairro Nova Esperança)".

O concurso foi dividido por categorias para estudantes do ensino básico ao médio. Os primeiros lugares de cada categoria ficaram representados: Pintura: Gabriela Ferreira Borges (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE); Desenho: Gabriela de Oliveira Resende (Escola Municipal Dr. Avelino de Queiroz); Poesia: Emily Cristina Simões Coutinho (Escola Municipal Professor Josino Alvim); Carta: Amanda Sallet Faria (Escola Estadual Professor João Menezes); Dissertação: Ellen Silva Guedes Faria (Escola Estadual Professor João Menezes).

Ao todo foram 14 escolas envolvidas, entre públicas, municipais e particulares, movimentando mais de mil estudantes participantes. Na noite da quinta-feira, 11 de junho, no Auditório Zélia Simões (Campus Avançado Piumhi), aconteceu a divulgação e premiação dos estudantes das escolas da rede pública e privada de Piumhi, vencedores do I Concurso de Redação, Desenho e Pintura.

1o_concurso_redacao

2ª Semana de Ciência e Tecnologia

Status: Concluído.

A "II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Avançado Piumhi" foi um sucesso, abordando o tema de 2015: "Luz, Ciência e Vida." Dentro deste contexto, o foi criado um leque de oportunidades entre Palestras e Minicursos para toda a comunidade piumhiense e região. O evento aconteceu em nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2015.

Para abertura solene do evento, o Hino Nacional foi executado pelos estudantes Cleiton Júnio e Jefferson Alves; além da Professora Stella Tomé, estes representando os servidores e estudantes do Campus. Os estudantes da APAE de Piumhi abrilhantaram o evento com uma apresentação sobre o tema da SC&T 2015.

Foram ministradas palestras que abordaram os temas: "Luz e Astronomia: mistérios e aventuras. Venha descobrir se você é ou não um ET!!, "Energia Fotovoltaica", "Ano Internacional da Luz", "Inclusão no Ensino Superior", "Cemig e Meio Ambiente/Segurança Junto o Sistema Elétrico com Ênfase na Construção Civil", Segurança do Trabalho na Construção Civil". Dentre as variadas ofertas de minicursos, destaca-se a parceria estabelecida com o SENAC Minas, dispondo de uma unidade móvel para oferta de seis minicursos voltados para tecnologia. Além dos minicursos: "Novo Acordo Ortográfico", "Técnicas de Apresentação Oral e Produção de Slides", "Libras" e "Uso da Calculadora HP 12 C", que envolveu professores, servidores, alunos e comunidade. Durante os três dias do evento houve a divulgação do Vestibular e Exame de Seleção 2016/1, através de tenda montada no hall de entrada do Campus.

O evento contou com as empresas parceiras: Rede de Supermercado ABC, Sicoob Credialto, Jornal Alto São Francisco, Jornal O Ponto, Jornal Folha da Manhã, Rádio 100,3 Onda Oeste, Rádio 104,3 Piumhi FM, Dagma Plantas, APAE de Piumhi, Senac Minas, Café Utam. O tema da SC&T 2015 pôde mais uma vez aproximar a população da ciência e da tecnologia através de meios inovadores de conhecimento, que estimulam a população a discutir estas implicações sociais na vida de cada um.

Foto_IISCeT

Artigo Interdisciplinar

Status: Concluído.

Encerrando o mês de junho de 2015, os estudantes do 1º período do Curso de Engenharia Civil apresentaram suas propostas de artigo acadêmico para banca avaliadora composta pelos professores: Marina Martins, Stella Tomé, Letícia Efrem, Humberto Melo, Tobias Ribeiro, Júnior Canaval, Felipe Silva e a Técnica em Assuntos Educacionais Cláudia Rossi.

O Projeto de Extensão nasceu de um trabalho interdisciplinar das Professoras Marina Martins e Stella Tomé (Língua Portuguesa e Informática Instrumental) e tomou proporção muito maior ao contar com a orientação dos demais professores que compuseram a banca de avaliação. "Práticas interdisciplinares incitam ao desafio e ao enfrentamento de situações adversas e plurais, possibilitam a construção coletiva de novos conhecimentos práticos e teóricos, criam novas alternativas de planejamento e desenvolvimento curricular que acabam por ressignificar a prática em sala de aula.

O processo de ensino e aprendizagem como prática social completa, tanto na educação básica como superior, precisa de projetos como este que desenvolvem a atitude crítica, reflexiva e participativa, tanto em estudantes como em docentes. Parabéns aos professores pela iniciativa e competência!" afirma Cláudia Rossi (Técnica em Assuntos Educacionais do Campus). Os estudantes Marina Guimarães e Hiago Dantas, tiveram seu artigo aceito no ENTAC 2016 (Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), além de o mesmo artigo estar sob apreciação da Revista Científica ForScience do Campus Formiga.

artigo_interdisciplinar

 

Complexo Esportivo de Piumhi

Status: Concluído.

Oito estagiários do Campus Avançado Piumhi: Cláudia Andrade, Cleiton Júnio, Derlon Nunes, Felipe Siqueira, Gabriela Amorim, Jamil Júnior, Rafaela Dias e Ozéias Ferreira, estudantes dos cursos de Edificações (técnico) e Engenharia Civil (superior), apresentaram o projeto de Extensão: “Complexo Esportivo de Piumhi”, ao Prefeito Municipal sr. Wilson Craide e aos servidores da Prefeitura Felipe Faria Rosa e Tadeu Cristian Cruz, representantes do Departamento de Esportes e Fiscalização de Contratos respectivamente.

Orientados pelos professores Humberto Melo, Letícia Efrem, Júnior Canaval e Stella Tomé, os estudantes mostraram os layouts do projeto que surgiu por meio de parceria entre o Campus e a Prefeitura de Piumhi visando à transformação da área do Poliesportivo da cidade em um complexo esportivo multiuso, adequado às práticas de diversos esportes na região.

De acordo com o Prefeito, "o trabalho desenvolvido pelos estudantes nesta primeira etapa atendeu muito bem as expectativas e a oportunidade que é dada a estes estudantes de colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, possibilitando o pleito de verbas para a futuras obras, poderá trazer grandes benefícios para o município e para os estudantes", afirma.

O projeto teve duração de seis meses, tendo suas ações iniciadas em julho e término em dezembro de 2015.

complexo_esportivo

Dia C - Dia da Calourada

Status: Concluído.

Campus Avançado Piumhi realizou no sábado dia 14 de março de 2015, o "Dia C" (Dia da Calourada), evento que proporcionou a interação entre estudantes e servidores. O "Dia C" aconteceu no Poliesportivo de Piumhi de 08h as 16h, contando com variadas atividades como: futebol de salão, ginástica aeróbica, oficinas de beleza e saúde, além da escolha das Garotas e Garotos IFMG, como representantes dos cursos: Técnico em Edificações e Engenharia Civil.

No final da manhã, houve o encerramento com o Trote solidário, aplicado pela segunda vez na instituição, onde os estudantes tinham como tarefa arrecadar alimentos, o que resultou no montante de 752 kg e litros de alimentos e produtos de higiene e limpeza, que foram entregues ao Projeto Reconstruindo Vidas, instituição que assiste crianças em condições vulneráveis.

A arrecadação alcançou um número tão além do esperado que foi dividida com dois outros projetos assistenciais de Piumhi: o Abrindo Caminhos com a Mocidade e a Casa de Maria. As crianças do Projeto Reconstruindo Vidas prestaram uma homenagem aos presentes através da execução da canção "Raridade".

Eventos como o dia "C" possibilitam além da interação entre estudantes calouros e veteranos, comunidade e servidores, a realização do Trote Solidário, que está se firmando como um marco para todos os calouros, reforçando a importância de ações sociais na cidade.

dia_c

II Roda de Conversa: Debate gênero e segurança do trabalho na Construção Civil

Status: Concluído.

No dia 11 de setembro, o Campus Avançado Piumhi recebeu a visita da Prof.ª Letícia Efrem Natividade de Oliveira, do IFMG Campus Governador Valadares, convidada pelo projeto Roda de Conversa para, junto do professor Felipe Laffiti Assis Soares, debater as questões de gênero e de segurança do trabalho, que perpassam o cotidiano do profissional da Construção Civil.

O evento, intitulado “II Roda de Conversa: Perigo! Mulheres em Obras” colocou em pauta temas como a divisão sexual do trabalho e a necessidade de aparelhamento das empresas de construção civil, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais em seu ambiente de trabalho.

As solenidades tiveram início às 19h00, com a apresentação da Diretora do Campus Avançado Piumhi, Lina Maria Soares, que relatou sua experiência e falou sobre a importância da presença da mulher em cargos de direção.

Em seguida, os convidados foram chamados a compor a mesa, mediados pelo Prof. Paulo Araújo. A palestrante, Prof.ª Letícia, apresentou os principais protocolos de Segurança do Trabalho observados pelos profissionais da construção, realçando a necessidade de promover um ambiente saudável e seguro para trabalhadores e trabalhadoras.

Por sua vez, o Prof. Felipe Laffiti levou ao conhecimento do público dados estatísticos relativos a acidentes de trabalho na construção civil, problematizando as metodologias atuais de coleta e destacando a pertinência de analisar os indicadores comparativamente por gênero.

As bolsistas do projeto de pesquisa Flores em Canteiros, coordenado pela Prof.ª Mônica do Nascimento Barros, a partir do qual se desdobrou a iniciativa das Rodas de Conversa, agradeceram aos convidados e destacaram a relevância do evento, por agregarem inestimável contribuição às suas hipóteses de trabalho.

ii_roda_conversa

Lei de Uso e Ocupação do Solo para o Município de Piumhi/MG

Status: Concluído.

Publicação: ANAIS DO I SEMINÁRIO Saberes da Extensão.

 

Este projeto de extensão consistiu no desenvolvimento de consultoria e produtos técnicos relacionados ao desenvolvimento de proposta de Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo para o município de Piumhi – MG, que culminou na sanção da Lei Complementar 067/2019, a qual "estabelece normas e condições para Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano no Município de Piumhi".

A demanda foi apresentada ao Prof. Humberto Melo através do ofício nº 27/2018 G. Pres., enviado pela Câmara Municipal de Piumhi em 28 de março de 2018, no qual esperava-se do professor “o envolvimento e participação nas questões práticas e técnicas que envolvem a matéria, a fim de viabilizar um trabalho efetivo e eficaz”.

A participação do professor Humberto Melo se deu através de grupo técnico formado com outros integrantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Urbanistas de Piumhi (AEAUP), da qual o professor era o vice-presidente em exercício.

Além do desenvolvimento de produtos técnicos da área de Engenharia, foram realizados eventos como Audiências Públicas e reuniões com os representantes de diversos setores da sociedade piumhiense. Este projeto é de extrema relevância para o município tendo em vista seus objetivos de atualizar a legislação do município para permitir um desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Imagem 1 - Equipe em atividade: Hiago Dantas, Arq. Aline Faria, Prof. Humberto Melo e Arq. João Marcos de Oliveira.

lpuos_equipe

 

Imagem 2 - Reportagem do Alto São Francisco sobre audiência pública. Ao microfone, o Prof. Humberto Melo apresentando a proposta de lei.

Reportagem Jornal Alto São Francisco

Levantamento topográfico do aterro controlado do município de Piumhi - MG

Status: Concluído.

Publicação: ANAIS DO I SEMINÁRIO Saberes da Extensão

 

Este projeto de extensão consistiu na orientação da Igétis – Empresa Jr. de Engenharia na elaboração de proposta técnica e execução de serviços para atendimento ao edital de chamamento número 01/2018 Processo Administrativo nº 001/2018 do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Piumhi-MG. Executou-se os serviços de levantamento planialtimétrico cadastral de toda a área utilizada atualmente como aterro controlado do município de Piumhi (cerca de 10 ha). Essa foi mais uma inserção do IFMG na comunidade local, atendendo aos objetivos da instituição. O trabalho técnico demandou a existência de um responsável com formação na área de Engenharia. Houve a participação de 5 discentes com atuação direta, em que os mesmos vivenciaram o dia-a-dia dos profissionais da engenharia desde a negociação e participação em certames de seleção em editais públicos de contratação de serviços, bem como na execução dos serviços de campo e de escritório. O projeto possibilitou ainda aos estudantes desenvolver habilidades e conhecimentos aplicados em softwares como o QGis, além de planilhas eletrônicas.

Figura 1 – Uso e Ocupação

uso_ocupacao_aterro

Fonte: Igétis, 2019.

 

Figura 2 – Modelo 3D do levantamento planialtimétrico

modelo_3d

Fonte: Igétis, 2019.

Parceria IFMG e Associação de Polícia Civil

Status: Concluído.

O projeto estabeleceu parceria entre o IFMG Campus Avançado Piumhi e a Associação Comunitária para Assuntos de Polícia Civil do município visando o desenvolvimento de projeto executivo para a construção de edifício para abrigar as atividades administrativas no Presídio existente em Piumhi-MG.

A atividade de extensão, conduzida pelos professores Júnior Canaval e Humberto Melo permitiu o desenvolvimento dos produtos de engenharia (projetos arquitetônico e estrutural) incluindo a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA.

O projeto ainda possibilitou a construção de um edifício de 2 pavimentos, sendo o andar térreo composto por estacionamento e área para vestiários masculino e feminino. No primeiro pavimento foram edificadas salas para abrigar os servidores, bem como dois banheiros (feminino e masculino) comuns e um banheiro na sala da direção.

Para todo o prédio foi observada a instalação de estruturas para atender à norma de acessibilidade ANBT NBR 9050.

presidio