conteúdo

Gerindo Talentos

Status: Em andamento.

Prêmiações: Troféu Prata no Prêmio SEBRAE Educação Empreendedora 2019.

 

O Projeto de Extensão "Gerindo Talentos", é fruto das aulas de Gestão Empresarial ministradas às turmas do Curso Técnico em Edificações do Campus Avançado Piumhi, estendido para as aulas de Empreendedorismo ministradas às turmas do Bacharelado em Engenharia Civil. Visa auxiliar os estudantes a colocarem em prática os conceitos apreendidos em sala de aula e a partir daí, desenvolverem para o mercado de trabalho da construção civil, novas ferramentas (produtos e serviços), ou ainda melhorias para processos já existentes, a serem utilizados nesta área. O referido Projeto é desenvolvido no Campus Avançado Piumhi. A cidade é localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, distante 256 km da capital, Belo Horizonte. Limítrofe com os municípios de Doresópolis, Bambuí, São Roque de Minas, Capitólio, Pimenta, Guapé, Pains e Vargem Bonita (de onde apresentam-se estudantes representantes de cada cidade e que buscam parceiros nestas, para o desenvolvimento de seus produtos/serviços).

A área da construção civil lida com trabalhos e tarefas que nos canteiros de obras são pesadas e cansativas. A questão da ergonomia do trabalhador é ferida ao se trabalhar de forma despreparada e arcaica. Ainda há uma excessiva perda de tempo com relação à montagem e desmontagem de equipamentos dos quais o construtor necessita. Pensando em sanar tais problemas o Projeto de Extensão Gerindo Talentos apresenta suas propostas para a comunidade acadêmica e sociedade civil. Nesta perspectiva, o projeto sensibiliza os discentes, de modo que sejam capazes de desenvolver produtos/serviços que possam mudar o cenário da construção civil, seja através de protótipos inéditos ou melhoramentos de outros já existentes. Através desta proposta tem sido possível trabalhar conceitos como ética, liderança, trabalho em equipe, respeito, foco em metas e objetivos, aprimoramento de competências, empreendedorismo, cooperativismo, descoberta de novas possibilidades entre outros. O Gerindo Talentos destaca-se em termos de educação inovadora no que tange a motivação para o empreendedorismo, conceitos e habilidades cada vez mais demandados para que o profissional seja bem-sucedido.

 

Depoimento do estudante Fernando da Costa Barros:

"O Projeto de Extensão Gerindo Talentos me proporcionou um aprendizado, no qual, obtive a oportunidade efetiva de associar os conhecimentos adquiridos na disciplina de empreendedorismo (teóricos) com as atividades práticas, através de ferramentas e técnicas para desenvolvimento de um produto. Posso afirmar que o Projeto de Extensão Gerindo Talentos, não consiste apenas em desenvolver produtos ou serviços, mas sim, em desenvolver o espírito empreendedor que existe dentro de cada um de nós, e principalmente, nos proporcionar a ter uma visão diferente sobre como enxergamos e identificamos os objetos que são utilizados no dia a dia, através de uma perspectiva sobre as dificuldades que existente e como nós, profissionais da construção civil, poderíamos solucioná-la. Ao meu ver, Projeto de Extensão Gerindo Talentos deveria ser aplicado em todas as escolas e cursos, sejam eles técnicos ou de ensino superior, pois no município em que vivemos, nos deparamos com inúmeros dificuldades/ problemas que poderiam ser resolvidas com soluções simples e acessível para todos." 

 

Depoimento do estudante Júlio César de Oliveira:

“Este me proporcionou experiências nunca antes vividas no âmbito estudantil”, entrelaçando uma série de acontecimentos ímpares com impactos consideráveis para uma vida inteira. Desde o início de nossos estudos escolares somos incentivados e submetidos a explorar nossa capacidade de criar projetos variados sendo, didáticos, pedagógicos, etc, com pontuações ou a mero caráter de aprendizagem, mas criar e executar um projeto voltado às atividades que envolvem a disciplina em si, com caráter de desenvolver produtos e serviços com aplicabilidade em seu próprio meio, foi algo sensacional e bastante motivador. Contudo ainda tivemos a surpreendente oportunidade de ver estes resultados sendo exibidos em feiras locais e regionais com respaldo bastante positivo, contando ainda com a promissora chance de serem patenteados. “Isso nos dá preparação e muita motivação, durante os estudos e que se estende até ao mercado de trabalho” assim acredito. Claro que, méritos devem ser dados aos Mestres, Professores e Orientadores, uma vez que estes, a principal fonte de inspiração refletida em nós estudantes, com competência e graciosidade. Desejo ainda que todos os estudantes tenham a mesma oportunidade a mim recebida por parte do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Piumhi. Agradecimento especial à queridíssima, cativante e propulsora de inúmeras grandiosidades que envolvem este Campus; Prof.ª Stella Maria Gomes Tomé, quem nos conduziu e orientou em todas as etapas deste projeto”.
Figura 1 - Reunião de equipe de projetos.
equipe_gerindo_talentos
Fernando, Prof. Humberto, Profª. Stella, Sara e Iron.
Figura 2 - Exposição de produtos registrados.
produtos_patentes_gerindo_talentos
Fernando, Profª. Stella, Iron e Sara.