Rede e Internet
Canais de Atendimento | |
Quem Pode Solicitar? | Docentes, Técnicos administrativos, terceirizados e colaboradores |
Abertura de Chamado | |
Telefone | (31) 2513-5286 |
Horário | Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17h. |
Primeiro Atendimento | Luiz Otávio Guimarães |
O que é?
Os serviços de acesso à rede de computadores do IFMG envolvem a conectividade dos computadores e dispositivos móveis à rede interna da Reitoria. Este serviço abrange a configuração básica dos equipamentos computacionais a fim de acessarem, todos os recursos da intranet e da Internet. A Intranet constituirá meio de divulgação de informações institucionais, armazenamento e compartilhamento de documentos do IFMG, além de sistemas internos de apoio às atividades dos servidores.
A rede de computadores da Reitoria possui conexão com e sem fio. A rede sem fio da reitoria fornece três tipos de acesso:
- Eduroam: Fornece apenas acesso à Internet e deve ser usada nos dispositivos pessoais dos servidores e alunos.
- Administrativa: Fornece acesso à internet e a alguns recursos de rede. Normalmente é usada nos notebooks e desktops corporativos.
- Visitantes: Fornece apenas acesso à internet e tem controle de acesso, sendo necessário solicitar voucher de conexão na portaria, ou na DTI. Essa rede é utilizada apenas por pessoas externas e que não pertençam às instituições que possuem Eduroam.
Atividades Relacionadas
- Login - Criação ou alteração de senha
- Ativação/alteração de ponto de rede
- Pastas na rede - Acesso e alteração
- Pastas na rede - Criação e recuperação
- Bloqueio e desbloqueio de Websites e sistemas web
- Acesso à Internet
- Rede WIFI e Eduroam
SLA: de 1 a 2 dias.
Orientações Gerais
A solicitação de login na rede deve ser solicitada pelo setor de Gestão de pessoas ou pela chefia imediata. Antes da solicitação, deve ser criado o e-mail institucional que deverá ser obrigatoriamente igual ao login. Com o login, o servidor terá acesso a todos os recursos e sistemas do IFMG.
Para acesso ao SEI, deve-se enviar um email para SEI@ifmg.edu.br. A chefia imediata também deverá solicitar autorização de acesso à pasta do setor para o novo servidor.
Para configuração da rede Eduroam, o servidor poderá aproveitar o mesmo chamado e procurar diretamente o setor de suporte para configuração do Smartphone. Para Wi-fi visitantes, o usuário externo poderá solicitar o voucher diretamente na portaria.
Base de conhecimento e documentos gerais
- Não Consta