Você está aqui: Página Inicial > Administração e Planejamento > Planejamento e Orçamento
conteúdo

Planejamento e Orçamento

por ana.guimaraes publicado 15/06/2016 13h17, última modificação 28/06/2016 13h56

Anualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG Campus Sabará participa sobre a orientação da  Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) da elaboração da proposta orçamentária anual (LOA). Esta proposta é levada ao Ministério de Planejamento e Orçamento e Gestão (MPOG) que após análise realiza a distribuição dos recursos que cada escola irá ter no ano para custear suas atividades. Estes recursos são limitados e devem ser racionalmente utilizados no campus o que leva ao nosso planejamento anual dos gastos.

O planejamento institucional do IFMG deve visar o desenvolvimento, o bem-estar da coletividade, a melhoria da prestação das atividades e serviços (ensino, pesquisa e extensão), ser um processo eficaz, não podendo prescindir da participação dinâmica da sociedade em sua formulação, implementação e constante avaliação. 

O planejamento subsidia a elaboração da proposta orçamentária que irá compor a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como a distribuição eficiente destes recursos no momento da compra. As compras isoladas ou fora do planejamento anual serão as emergenciais ou em situações especiais, no entanto, deverão ser minimizadas, pois o planejamento anual deverá ser construído com a participação coletiva a fim de otimizar os recursos financeiros.
 

 

Planejamento 2015:

 
O planejamento sempre ocorre ao ano em que o recurso será excutado, assim estamos neste anos fazendo o planejamento do que necessitaremos para nossas atividades no ano de 2015. Para tanto a Direção de Administração e Planejamento do Campus Sabará torna público o manual de procedimentos para a elaboração do orçamento anual de 2015.
 
Cada servidor deverá encaminhar ao Centros de Custo correspondente a ação solicitada suas considerações sobre quais itens devem ser adquiridos no ano de 2015. De posse destas necessidades cada responsável por um Centro de Custo vai entrar com as solitações no sistema de planejamento (Sisplan).
 
Todo servidor deverá o Formulário para Inclusão de Item no Orçamento, observando o prazo programado.
 
 
Centros de Custo:
 

[...]

Existindo dúvidas ou questionamentos, devem ser procurados os centros de custos e/ou a diretora de administração e planejamento do campus.