Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Pesquisa
conteúdo

Pesquisa

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h22, última modificação 07/11/2023 21h49

Coordenação: Mariella Maia Quadros

E-mail

 

O desenvolvimento da pesquisa e inovação oportuniza a formação integral do estudante e é uma ação que promove a solução de problemas do dia-a-dia, permitindo a maior competitividade de negócios e a resolução de questões, tais como a proposição de tecnologias que tragam melhorias à qualidade de vida. Assim, a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG Campus Sabará, busca fomentar o desenvolvimento da pesquisa e inovação por meio de estímulos para criação de projetos que envolvam a comunidade acadêmica.


Se você é discente do IFMG Campus Sabará e tem o desejo de participar de projetos de pesquisa e inovação, fique atento aos Editais de seleção ou procure um(a) professor(a) de sua afinidade para desenvolver conjuntamente com ele uma proposta.


Se você é da comunidade de Sabará ou região e tiver interesse em desenvolver uma pesquisa conjuntamente com o IFMG Campus Sabará para solucionar algum problema ou melhorar algum processo, entre em contato pelo e-mail .

 

Editais 

 -  Edital nº 10/2020 para Fluxo Contínuo de Projetos de Pesquisa sem financiamento do IFMG Campus Sabará

O Edital dispõe sobre o Processo Seletivo 2020 para Fluxo Contínuo de Projetos de Pesquisa sem financiamento do IFMG Campus Sabará. As inscrições devem ser realizadas via SUAP no período de 01 de junho a 30 de novembro de 2020. O período mínimo de vigência do projeto deverá ser de no mínimo 04 meses e no máximo de 12 meses. Para mais informações acesse o Edital nº 10/2020.

 

Editais em execução

 - Edital nº 03/2020 para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) do IFMG Campus Sabará

O Edital dispõe sobre o Processo Seletivo 2020 para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) do IFMG Campus Sabará. O período de vigência dos projetos selecionados é de 09 de abril de 2020 a 09 de janeiro de 2021. Para mais informações acesse AQUI.

  

Pesquisa com seres humanos

Para submissão de projetos que irão realizar pesquisa com seres humanos deve-se anexar o protocolo de submissão da proposta à Plataforma Brasil. Para mais informações acesse a Plataforma Brasil CONEP.

 

Para informações sobre cadastro na Plataforma Brasil acesse o Manual de Usuário Pesquisador.

 

Sugere-se também a leitura da Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde que dispõe sobre as normas aplicáveis em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Para mais informações acesse a Resolução nº 510/2016.

 

Caso deseje realizar pesquisas com utilização de dados de docentes, discente e/ou da instituição, faça contato com a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG Campus Sabará para obter orientações.