Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão
conteúdo

Ensino, Pesquisa e Extensão

por alessander.thomaz publicado 21/04/2016 22h49, última modificação 28/04/2021 16h00

Assistência Estudantil

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h21, última modificação 03/06/2020 15h55

Email: 

Telefone:  (31) 3674-1178 - Ramal 2

 

A Política de Assistência Estudantil (PAE) configura-se num conjunto de princípios e diretrizes que orientam o desenvolvimento de programas, projetos e ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal, numa perspectiva de educação como direito e compromisso com a formação integral do sujeito e com a redução das desigualdades socioeconômicas. Para tanto, essa política está alicerçada nos direitos humanos e atrelada a questões referentes ao mundo do trabalho, à cultura, ao esporte, ao lazer, à autonomia, aos movimentos sociais e à participação estudantil.

É importante salientar que essa Política é direcionada aos estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará, excetuando-se aqueles matriculados em curso de pós-graduação, Formação Inicial Continuada (FIC) e demais cursos de extensão.

 

Auxílios pecuniários 

Programa de Bolsa Permanência

Documentos

 

Auxílios pecuniários disponíveis

- Ajuda de custo para participação em Visitas Técnicas e em Eventos equivale a um subsídio, sendo este uma forma de apoio monetário, concedida pelo IFMG, no sentido de fomentar o desenvolvimento da atividade. 

- Programas de Apoio Pedagógico são ações desenvolvidas para atender às necessidades de formação acadêmica dos estudantes. São elas:

  1 - Bolsas de Monitoria para disciplinas dos cursos técnicos e superiores;

 2 - Pagamento de bolsistas de apoio a projetos desenvolvidos pela Assistência Estudantil (Eventos, Editais, Concursos etc), desde que configurem apoio pedagógico e tenham duração máxima de 60 dias.

- Programas de caráter socioeconômico se darão por análise socioeconômica realizada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG – NASIFMG, mediante informações apresentadas pelo estudante no questionário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Assistência Estudantil (SSAE) e comprovadas através da documentação. Os estudantes que podem concorrer a esses editais são aqueles que estão regularmente matriculados em três ou mais disciplinas, excluindo-se estudantes matriculados em cursos EAD. Prioritariamente, são atendidos estudantes que possuem renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) e/ou seja oriundo de escola pública.

 

Programa de Bolsa Permanência

No IFMG Campus Sabará, o único programa de caráter socioeconômico é o Programa de Bolsa Permanência, sendo um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência dos estudantes, possibilitando a integralização do curso. O programa dispõe de quatro modalidades de bolsa, com valores definidos em instrução normativa publicada pela PROEX. Caso o estudante seja contemplado receberá a bolsa de acordo com os perfis estabelecidos abaixo, sendo dispostos em ordem de prioridade:

1. Perfil A: contempla estudantes que possuem alto grau de dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório, em decorrência da falta ou insuficiência de recursos financeiros e socioculturais; 

2. Perfil B: contempla estudantes que possuem dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho satisfatório, em decorrência da falta ou insuficiência de recursos financeiros e socioculturais; 

3. Perfil C: contempla estudantes que possuem médio grau de dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório, em decorrência da falta ou insuficiência de recursos financeiros e socioculturais;

4. Perfil D: contempla estudantes que possuem baixo grau de dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório, em decorrência da falta ou insuficiência de recursos financeiros e socioculturais; 

5. Perfil E: estudantes que não possuem dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório.

Vale ressaltar que os estudantes contemplados precisam apresentar frequência mínima de 75% por disciplina, apurada trimestralmente nos cursos superiores e técnicos. A reprovação do estudante no período letivo não será critério para sua exclusão do programa se for constatado que:  houve compromisso com o processo educacional, acesso aos programas de apoio pedagógico com vistas à evolução no rendimento acadêmico e busca por atendimento Docente, quando necessário.

O auxílio socioeconômico também pode ser deferido em caráter emergencial quando houver situações que modifiquem a realidade social do estudante após o período de inscrições do edital. A solicitação desse tipo de auxílio deverá ser realizada no setor de Assistência Estudantil, seguindo as regras do edital de fluxo contínuo, conforme descrito neste documento: Edital 08/2020

 

Documentos

Resolução 3/2019:  Dispõe sobre a Aprovação da Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG.

 

Núcleo de Apoio Educacional

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h20, última modificação 03/07/2020 10h13

 

 


 

Coordenação:  Érica Melanie Ribeiro Nunes

E-mail: 

Telefone: (31) 3674-1178 - Ramal 2

 

O Núcleo de Apoio Educacional – NAE é o setor que oferece suporte e assessoria às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua no acompanhamento e assistência direta aos discentes e docentes, no atendimento à comunidade externa e na colaboração com o trabalho dos gestores.

 Objetivos

  • Garantir aos estudantes condições de desenvolvimento e permanência escolar;
  • Contribuir para a melhoria dos processos educacionais no Campus

 

Constituem o NAE

Área Pedagógica, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Programa de Assistência Estudantil, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) e áreas afins.

Quadro de jornada de servidores

 

Serviços acompanhados pelo NAE

 

Área Pedagógica

É um campo de atuação que analisa e intervém nos processos educativos, de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento humano na perspectiva integral, considerando as dimensões intelectuais-cognitivas, biopsicossociais, culturais e geracionais. Dada sua complexidade, é um campo de atuação que dialoga diretamente com outros áreas de conhecimento e atuação. Os profissionais que atuam na Área Pedagógica buscam estabelecer a integração e a interação entre os diversos segmentos e agentes que circulam no espaço acadêmico.

 

Profissionais que compõem a área:

Pedagogos, Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE), Assistentes de Alunos.

 

Psicologia

O Serviço de Psicologia tem como foco ações que priorizem o desenvolvimento e fortalecimento sócio-emocional e psicológico dos estudantes, trabalhando em suas relações com seus pares, familiares, servidores e demais pessoas de seu convívio. Por meio de atividades em grupo ou individuais, o trabalho do psicólogo escolar será sempre voltado para a promoção da autonomia do estudante nas diversas áreas de sua vida, especialmente no que diz respeito aos seus próprios processos de aprendizagem. 

 

É importante frisar que o psicólogo escolar e educacional, quando trabalha individualmente com alguma pessoa, realiza orientação e aconselhamento psicológicos ou um acompanhamento breve, quando necessário. Caso haja urgência terapêutica ao estudante, ele e/ou sua família serão informados pelo profissional sobre a possibilidade de encaminhamento. Além dos estudantes, o serviço também está disponível para responsáveis destes na modalidade de orientação e aconselhamento, somente.

 

Para agendar ou encaminhar alguém ao serviço, gentileza completar as informações contidas neste formulário:

Formulário de Agendamento 

 

Serviço Social

O Serviço Social no Campus Sabará orienta os membros da comunidade escolar para que eles conheçam os recursos oferecidos no atendimento social e na defesa de seus direitos, coordenando os processos de distribuição de recursos financeiros destinados aos auxílios de caráter socioeconômico, à realização de visitas técnicas e às bolsas por mérito acadêmico. Faz, também, articulações com a comunidade externa, fortalecendo as relações do Campus com outros setores da sociedade civil. Além disso, realiza atendimentos individuais ou em grupo a estudantes e seus familiares, respeitando o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. 

 

Enfermagem

O Serviço de Enfermagem é o órgão responsável pelo desenvolvimento dos cuidados de Enfermagem, através dos profissionais com formação e competência legalmente reconhecidos, em consonância com os padrões de qualidade almejados pela profissão e em sintonia com os objetivos organizacionais.  O exercício da atividade de Enfermagem no Campus Sabará é privativo do Enfermeiro, cabendo a esse profissional o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem. 

 

Quadro de jornada de servidores

Funcionamento do setor: 

Segunda-feira a sexta-feira - 07:00 às 22:00

 Quadro Jornada.png

Estágios

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h22, última modificação 06/09/2021 10h11

Coordenação: Weslley Moreira Soares

E-mail: 

Telefone: (31) 3674-1178 - Ramal 2

Horários de Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

07:00 às 16:00 07:00 às 16:00 07:00 às 16:00 07:00 às 16:00 07:00 às 16:00

 

Pela definição da Lei 11.788/08, o estágio é o

“ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

O estágio supervisionado proporciona ao aluno o contato com o mundo do trabalho, permitindo que teorias aprendidas em sala de aula sejam colocadas em prática, fazendo com que o aluno consolide sua formação e, quando formado, seja mais consciente do que lhe será exigido como profissional. Ao mesmo tempo, permite que a empresa tenha uma integração com a escola, elemento que viabiliza a discussão de novas técnicas e tecnologias.

 Abaixo estão informações mais detalhadas sobre o estágio para alunos do IFMG Campus Sabará.

 

Orientações para registro de estágio

Veja as orientações para o registro do seu estágio:

 - Manual de estágio

 - Fluxograma de registro de estágio

  

Formulários para estágio não obrigatório

Documentos iniciais:

- Termo de compromisso - Estágio Não obrigatório

- Plano de Atividades de Estágio - Estágio não obrigatório

 

Em andamento: 

- Relatório semestral de atividades – Estágio não obrigatório

- Termo aditivo para estágio não obrigatório

 

Documentos finais:

- Relatório Final de Atividades – Estágio não obrigatório

Avaliação de Desempenho do Estágio Supervisionado

- Avaliação do Estágio por parte do estagiário

- Termo de Rescisão - Estágio Obrigatório e Não Obrigatório

 

 Formulários para estágio obrigatório

Documentos Iniciais:

- Termo de compromisso - Estágio obrigatório

- Plano de Atividades de Estágio – Estágio obrigatório

 

Em Andamento:

- Relatório semestral de atividades – Estágio obrigatório

Termo aditivo para estágio obrigatório 

 

Documentos Finais:

Relatório Final de Atividades – Estágio obrigatório

Avaliação De Desempenho Do Estágio - Estágio Obrigatório

- Avaliação do Estágio por parte do estagiário

- Termo de Rescisão - Estágio Obrigatório e Não Obrigatório

 

Oportunidades de estágio

Acesse o Canal do Telegram de Oportunidades de Estágio do IFMG Campus Sabará e fique por dentro das oportunidades!

 Sugestões de sites para que o estudante possa encontrar um estágio:

  • CIEEMG                            - NUBE

 

  • CATHO                            - MANAGER      

 





 Empresas interessadas em firmar convênio de estágio ou divulgar vagas em aberto podem entrar em contato através do telefone (31) 3674-1178 - Ramal 2 ou enviar um email para . 

 

Documentos

- Regulamento de estagio do IFMG - Resolução nº 38 de 14 de dezembro de 2020

- Lei do estágio

Pesquisa

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h22, última modificação 30/06/2020 19h33

Coordenação: Mariella Maia Quadros

E-mail

 

O desenvolvimento da pesquisa e inovação oportuniza a formação integral do estudante e é uma ação que promove a solução de problemas do dia-a-dia, permitindo a maior competitividade de negócios e a resolução de questões, tais como a proposição de tecnologias que tragam melhorias à qualidade de vida. Assim, a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG Campus Sabará, busca fomentar o desenvolvimento da pesquisa e inovação por meio de estímulos para criação de projetos que envolvam a comunidade acadêmica.


Se você é discente do IFMG Campus Sabará e tem o desejo de participar de projetos de pesquisa e inovação, fique atento aos Editais de seleção ou procure um(a) professor(a) de sua afinidade para desenvolver conjuntamente com ele uma proposta.


Se você é da comunidade de Sabará ou região e tiver interesse em desenvolver uma pesquisa conjuntamente com o IFMG Campus Sabará para solucionar algum problema ou melhorar algum processo, entre em contato pelo e-mail .

 

Editais com inscrições abertas

 -  Edital nº 10/2020 para Fluxo Contínuo de Projetos de Pesquisa sem financiamento do IFMG Campus Sabará

O Edital dispõe sobre o Processo Seletivo 2020 para Fluxo Contínuo de Projetos de Pesquisa sem financiamento do IFMG Campus Sabará. As inscrições devem ser realizadas via SUAP no período de 01 de junho a 30 de novembro de 2020. O período mínimo de vigência do projeto deverá ser de no mínimo 04 meses e no máximo de 12 meses. Para mais informações acesse o Edital nº 10/2020.

 

Editais em execução

 - Edital nº 03/2020 para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) do IFMG Campus Sabará

O Edital dispõe sobre o Processo Seletivo 2020 para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) do IFMG Campus Sabará. O período de vigência dos projetos selecionados é de 09 de abril de 2020 a 09 de janeiro de 2021. Para mais informações acesse AQUI.

  

Pesquisa com seres humanos

Para submissão de projetos que irão realizar pesquisa com seres humanos deve-se anexar o protocolo de submissão da proposta à Plataforma Brasil. Para mais informações acesse a Plataforma Brasil CONEP.

 

Para informações sobre cadastro na Plataforma Brasil acesse o Manual de Usuário Pesquisador.

 

Sugere-se também a leitura da Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde que dispõe sobre as normas aplicáveis em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Para mais informações acesse a Resolução nº 510/2016.

 

Caso deseje realizar pesquisas com utilização de dados de docentes, discente e/ou da instituição, faça contato com a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG Campus Sabará para obter orientações. 

por flavio.mendonca última modificação 04/04/2019 11h31

Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará

por Glauco Moreira publicado 06/08/2019 15h09, última modificação 18/08/2021 17h06
Colaboradores: Stéffany Gama
Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará.
Participe do processo seletivo

NIDES abre processo seletivo

Inscrições vão até o dia 12 de maio

Nossa trajetória acadêmica vai muito além de assistir aula e fazer exercícios propostos. No NIDES você vai ter a oportunidade de colocar a teoria em prática e solucionar problemas de empresas reais da nossa Sabará City, além de devolver pra sociedade o que ela nos da gratuitamente você vai aprender muito com os empresários se tem jeito melhor de aprender, desconhecemos.

Nem a pandemia (inclusive esperamos que vocês estejam bem e se cuidando, a COVID-19 não brinca em serviço) foi capaz de nos parar, em 2020 o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará (NIDES) alcançou mais de 300 pessoas mas nada disso é possível sem os estudantes do Campus Sabará.
E estamos precisando de vocês!! (Todos os cursos podem participar o NIDES vale como TIDIR ou como Atividades Complementares)

Sobre o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará

O Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Empresarial de Sabará (NIDES) é um programa de extensão registrado no IFMG Campus Sabará em Julho de 2017, sem financiamento, formado pela parceria entre IFMG Campus Sabará, Faculdade de Sabará, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sabará (ACIAS) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Sabará (CDL).

O NIDES tem o objetivo de oferecer soluções legais, gerenciais para pequenos negócios existentes ou pessoas que queiram iniciar um novo negócio na cidade de Sabará-MG e região. O NIDES oferece treinamentos e consultorias com o propósito de empoderar os pequenos negócios locais que não tem recursos para contratar treinamento se consultoria.

 

Faça parte do NIDES💙: CLIQUE AQUI

NIDES na rede: Instagram e Youtube

por flavio.mendonca última modificação 04/10/2019 14h24