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Edital 333/2025 - Bolsa Permanência
Estudantes dos cursos técnicos e superiores,
Foi publicado o Edital 333/2025 do Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil - Campus Sabará, com inscrições abertas no período de: 28/04/2025 a 21/05/2025.
Podem concorrer ao Auxílio do Programa de Assistência Estudantil do IFMG os estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos e (três) disciplinas em 2025 e estudantes que não foram contemplados com a renovação automática dos cursos técnicos ou superiores.
Renovação automática
Atenção estudantes que já recebiam a Bolsa Permanência em 2024! Teremos renovação automática da bolsa permanência apenas para o Edital 03/2024 e para alguns perfis de estudantes.
Confira aqui a lista dos estudantes deferidos para a renovação automática para 2025.
Caso você esteja na lista de contemplados com a renovação automática, basta enviar o Termo de compromisso e seus dados bancários para o formulário: https://forms.gle/oKSzCuyJ71d4yMWA8
Caso você não esteja na lista de contemplados, você deverá se inscrever no Edital 333/2025.
Atenção aos procedimentos:
1º Ler atentamente o Edital 333/2025 com atenção especial ao cronograma;
2º Realizar cadastro no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). Acessar o ssae.ifmg.edu.br
3º Anexar no SSAE toda a documentação comprobatória do estudante e de todos os membros do grupo familiar (documentos pessoais do estudante, bens patrimoniais e de renda da família), conforme o Anexo I-A e Anexo I-B.
4º Será aceito como comprovante de renda a Folha de Resumo do CADÚNICO. O cadastro deve ter sido atualizado a partir de 2023. Se você está cadastrado no CADÚNICO, encaminhar a documentação do Anexo I-A. Se você não possui cadastro no CADÚNICO, encaminhar a documentação do Anexo I-B.
5º ATENÇÃO! Após inserir sua documentação e da sua família no sistema SSAE, não se esqueça de se inscrever no Edital 333/2025. Somente após essa ação que você estará devidamente inscrito (em caso de dúvidas, consultar a página 22 do manual de orientações do SSAE).
6º Após realizar sua inscrição no Edital 333/2025, acesse o SSAE diariamente (inclusive nos finais de semana), pois caso seja necessário complementar informações e/ou documentos, esses serão solicitados através de notificação enviada pelo sistema. Fique atento (a) aos prazos previstos no Edital 333/2025;
7º Para colaborar com os esclarecimentos de dúvidas sobre a inscrição e a documentação exigida, leia o Manual de orientação SSAE. Caso tenha dúvidas em como conseguir o CNIS, acesso o Manual para obtenção do CNIS; Caso tenha dúvidas em como conseguir a certidão negativa de veículos, acesse o Manual para obtenção da certidão negativa de veículos; E verifique a galeria de vídeos com tutoriais de inscrição em vídeos tutoriais.
8º Após a divulgação do Resultado Final, os estudantes que tiverem o auxílio DEFERIDO (concedido) deverão encaminhar o termo de compromisso devidamente preenchido e foto da frente do cartão do banco (no nome do próprio estudante) para um formulário posteriormente divulgado. O prazo para enviar o termo é de 3 dias úteis, contados a partir do dia seguinte útil da divulgação do resultado final.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Assistência Estudantil pelo e-mail: assistenciaestudantil.sabara@ifmg.edu.br ou pelo número (31) 2102-9373 (whatsaap).
PUBLICAÇÕES
EDITAL 333/2025
RESULTADO DOS ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS (ACESSE AQUI)
ANEXOS, MANUAIS E TERMO DE COMPROMISSO:
Anexo I-A - DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA APENAS PARA ESTUDANTES QUE POSSUEM FOLHA RESUMO DO CADÚNICO
Anexo II - DECLARAÇÃO DE NÃO ATIVIDADE REMUNERADA
Anexo III - DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS
Anexo V - DECLARAÇÃO DE AJUDA FINANCEIRA DE TERCEIROS
Anexo VI - DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA
Anexo VII - RECURSO DE REVISÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA
Anexo VIII - DECLARAÇÃO DE TITULARIDADES DE CONTAS BANCÁRIAS
Anexo IX - DECLARAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL
Anexo X - DECLARAÇÃO DE ESCLARECIMENTO DE PROPRIEDADE DE IMÓVEL
Anexo XI – DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA (IRPF)