Você está aqui: Página Inicial > Apresentação de trabalhos interdisciplinares do BSI

Apresentação de trabalhos interdisciplinares do BSI

publicado: 09/03/2023 15h24, última modificação: 09/03/2023 15h50

No dia 07 de março de 2023 foi finalizado o ciclo de apresentação de trabalhos interdisciplinares entre as disciplinas "Ciência de Dados", ministrada pelo professor Carlos Alexandre, e "Mineração de Dados", ministrada pelo professor Renato Miranda, ambas do curso de Sistemas de Informação (BSI) do IFMG-Sabará.

Neste último dia de apresentação estiveram presentes alguns dos grupos de apresentação, além da participação de alunos do 2º período do BSI e uma aluna do Técnico em Informática. Diversos temas interessantes foram apresentados, como a relação entre crimes e futebol; a análise do perfil de votos das mesorregiões de MG em 2022; análise preditiva de jogos da copa do mundo; análise da seca na região semiárida de MG;  sugestão de rota segura para evitar COVID em transportes públicos  em direção ao IFMG-Sabará; análise histórica de bolsas do CNPq na área de computação e com ênfase nos Institutos Federais; classificação das avaliações de compras no Shoppe; e análise de microdados do ENEM 2021.

O desenvolvimento das disciplinas foram influenciadas por princípios da metodologia baseada em projetos, destacando-se a autonomia dos estudantes e a construção colaborativa do conhecimento. Os trabalhos foram bem desenvolvidos e alguns com possibilidade de submissão para eventos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina.

A Gestão do IFMG Campus Sabará parabeniza a todos e todas docentes e discentes envolvidos nos trabalhos!