Notícias
“Vozes da Extensão” aborda o curso de formação de instrutores em Tai Chi Chuan e práticas integrativas da Medicina Tradicional Chinesa.
Em mais um episódio do videocast “Vozes da Extensão”, que tem o objetivo de publicizar os projetos de destaque no IFMG, o diretor de Cooperação Institucional, Alceste Glória, recebe os convidados Roxane Santos – acupunturista e integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – e o professor de Tai Chi Chuan e técnico em assuntos educacionais do Campus Sabará, José Marcelo Giffoni.
O programa apresenta o curso de formação de instrutores em Tai Chi Chuan e práticas integrativas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), fruto da parceria entre o Campus Sabará, a SES e a Escola de Saúde Pública. A ação tem como foco capacitar profissionais do Programa Academia da Saúde – do governo federal, com promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida à população mineira, especialmente em regiões interioranas. Com aulas teóricas e práticas, já impactou centenas de municípios, a partir da formação de multiplicadores das práticas corporais.
No âmbito do curso, o IFMG tem como papel promover as aulas de Tai Chi Chuan e prática corporal, além de organizar a certificação dos estudantes. A metodologia envolve ensino teórico e prático integrado em formato híbrido, com carga horária total de 76 horas.
Próxima turma
As matrículas para a Turma 12, que será a última do projeto e contemplará os meses de outubro, novembro e dezembro, já estão abertas.
Quem tiver interesse, pode solicitar mais informações pelo e-mail: cursopraticascorporais@ifmg.edu.br.
- Local de realização do curso: Belo Horizonte - Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (Barro Preto)
- Início da Turma 12: 21 de outubro
- Perfil: profissional da saúde com atuação no Programa Academia da Saúde em todo território mineiro
Parceria com o Estado
De acordo com Giffoni, que é docente no curso, a parceria com o Estado teve início no fim de 2021 a partir de um reencontro institucional pós-pandemia. A capacitação surgiu, efetivamente, em fevereiro de 2023. O projeto original prevê quatro turmas por ano, sendo duas por semestre, com 25 alunos cada. Preferencialmente, é voltado para instrutores do programa Academia da Saúde, que abrange cerca de 240 cidades.
Segundo Roxane, que leciona no módulo de Fundamentos da MTC, já são 240 alunos multiplicadores locais formados em dez turmas, com alcance de mais de 120 municípios mineiros, em todas as macrorregiões.
Principais tópicos do videocast
Ao longo do programa, são abordados conceitos sobre práticas integrativas – Tai Chi, fitoterapia, Reiki, Yoga, entre outros; histórico da política estadual; metodologia do curso; resultados e impactos sociais; atendimento a públicos vulneráveis (zona rural e comunidades carentes); perfil do público atendido, com predominância de mulheres idosas; depoimento de aluna do curso; importância da prática para o SUS; benefícios para os instrutores; medicina chinesa como prevenção e promoção da saúde; além da perspectiva de renovação do convênio por mais três anos, com expansão para o âmbito nacional, com apoio do Ministério da Saúde.
Contatos:
- E-mail do curso: cursopraticascorporais@ifmg.edu.br
- Coordenação de Práticas Integrativas da SES: cpic@saude.mg.gov.br
Assista ao episódio completo:
