Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerramento do Curso FIC de Metodologias Ativas: ferramentas digitais para aulas engajadoras

publicado: 24/10/2022 18h04, última modificação: 24/10/2022 18h06

Nos dias 17 e 18 de outubro aconteceu a apresentação dos trabalhos de conclusão do Curso FIC “Metodologias Ativas: ferramentas digitais para aulas engajadoras” ministrado pelo professor Sidney Martins desde agosto deste ano. O Curso é uma parceria do IFMG Campus Sabará com a Secretaria Municipal de Educação de Sabará (SEMED) com o objetivo de oferecer formação continuada aos docentes da Rede Municipal. Nesta edição foram contemplados os docentes de Matemática. Na ocasião das apresentações dos trabalhos desenvolvidos durante o curso tivemos a presença importante de uma banca externa composta por Mariana Gois (Campus Sta. Luzia) e Wanderson Renato Silva (Campus Ibirité), proporcionando um momento de troca de considerações e experiências.

De acordo com José Marcello S. Giffoni, Coordenador do Curso, a experiência faz parte da função social da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e foi muito exitosa, abrindo um leque de possibilidades para a continuidade do Curso para outras áreas do conhecimento. Para o professor Sidney Martins, o curso proporcionou a oportunidade de trocar experiências e ampliar o olhar com o intuito de fomentar a educação mais próxima dos alunos de hoje, com base na formação crítica dos estudantes.  Acrescentou que “Foram oito encontros presenciais intensos, debatendo estratégias e provocando o pensar antenado nos alunos em sala, repensando e autoavaliando a construção dos planos de aula, chancelando que a formação do professor deve ser contínua e cada vez mais profunda sem limites de idade ou de anos de docência.”

Eneida Lopes, assessora escolar da SEMED, declarou que “A Secretaria de Educação sente-se privilegiada e muito agradecida pela parceria junto ao IFMG e pela certificação, em mais uma qualificação concedida aos profissionais da Educação da PMS/SEMED, onde os participantes tiveram conhecimento e/ou aprimoramento de tecnologias educacionais, que muito irão contribuir para a vida produtiva e social da nossa comunidade.”

Para Lillia Barsante, docente de Matemática da Escola Municipal Santos Dumont: “O curso me proporcionou o conhecimento e a prática de diversas metodologias ativas nas minhas aulas de matemática.  Foi uma experiência única e desejo que todos os docentes da rede possam ter a oportunidade de realizar o mesmo.” O próximo ano letivo promete novas edições desta formação de qualidade para os docentes da Rede Municipal de Sabará.

Como diz o Professor Sidney:

“provocando as reflexões que possam ampliar a compreensão e a transformação do ambiente escolar no lugar certo para a formação de uma comunidade e nação melhor para todos com base na educação para o futuro.”