Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do campus Sabará representa o IFMG na segunda fase do Meninas na Ciência em Brasília

publicado: 09/11/2018 14h49, última modificação: 11/12/2018 07h36

A aluna do curso de Sistemas de Informação do IFMG campus Sabará, Daniela Medeiros Batista, esteve em Brasília pela segunda vez em 2018 participando do Desafio de Projetos "Meninas na Ciências". Na primeira ocasião ela foi selecionada como a representante do Instituto Federal de Minas Gerais, o qual é composto atualmente por 18 campi. Na segunda participação, que ocorreu entre 14 a 19 de setembro, a discente foi selecionada novamente para retornar ao Distrito Federal. A ideia do desafio era propor protótipos de experimentos ou equipamentos que pudessem ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Segue o relato da discente sobre esta experiência:
"Representar o IFMG no Meninas na Ciência foi uma oportunidade muito valiosa. Tive a honra de conhecer 40 estudantes de todo o Brasil, tendo a chance de compartilhar experiências e aprendizados.
Esse projeto tem o objetivo de incentivar a participação das mulheres nas ciências exatas e biológicas, mostrando que temos grande potencial de fazer a diferença. Toda a equipe trabalhou duro para que nos sentíssemos em casa, fomos acolhidas com muito carinho, e os monitores nos apoiaram no processo de criação dos protótipos do começo ao fim, aprendemos lições valiosas com eles.
Na primeira fase do projeto, que ocorreu durante o ConectaIF 2018, fomos separadas em quatro grupos: Matemática. Física, Química e Biologia. A partir daí enfrentamos o desafio de criar protótipos que auxiliassem os alunos do ensino médio no aprendizado dessas disciplinas.Com muito esforço, conseguimos apresentar a primeira versão de nossas criações.
Na segunda fase do projeto, que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, fomos guiadas a pensar de forma empreendedora, recebemos orientação sobre como lidar com o mundo dos negócios e transformar nossa criação em um produto com valor de mercado." - Daniela Medeiros Batista, bacharelanda em Sistemas de Informação do IFMG-Sabará.