Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do IFMG Sabará apresenta pesquisa na Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações
conteúdo

Notícias

Aluna do IFMG Sabará apresenta pesquisa na Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações

Ribeirão Preto - outubro 2017

publicado: 06/11/2017 02h27, última modificação: 06/11/2017 02h31

Nos dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2017 ocorreu em São José do Rio Preto, SP, o DINCON - Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações.

O evento nacional reuniu pesquisadores e profissionais de várias localidades do país, além de participantes do exterior para discutirem pesquisas que envolvam modelagem e controle de sistemas dinâmicos, tendo como temas:computação quântica, criptografia e codificação, otimização, redes neurais artificiais, dinâmica de populações, entre outros.

No dia 30 de outubro, a discente do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), Lais Rodrigues Guimarães, apresentou o resultado de sua pesquisa realizada no ano passado, por meio do artigo produzido "Estudo da sensibilidade do número de reprodutibilidade basal de um modelo de dispersão de Worm em rede de sensores sem fio" . Este trabalho foi apresentado na sessão técnica de "Dinâmicas de Populações e Epidemiologia" do evento. O mesmo aborda a dinâmica das infestações de worms - semelhante a um vírus de computador, porém com a característica de auto replicação - em uma rede de sensores sem fio, como um conjunto de computadores conectados via wifi.

Segundo Lais, "depois de ter participado do CNMAC 2016 que foi uma excelente experiência, participar do DINCON 2017 foi uma das melhores experiências da graduação, pela conquista, pela batalha, por todo o desafio já enfrentado até aqui; sem contar que com mais essa conquista um leque de opções se abriu para que eu possa crescer ainda mais, como pessoa e profissionalmente, me abrindo portas até mesmo para um futuro estágio e me dando forças até mesmo para um mestrado".

Esta pesquisa contou com a participação dos professores do campus Sabará, Carlos Alexandre (orientador) e Mateus Nascimento (co orientador) e da colaboração externa de Lillia Barsante, aluna de doutorado do CEFET-MG.