Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do IFMG-Sabará apresenta trabalho no CMAC-SE 2015 - Vitória/ES

Aluno do IFMG-Sabará apresenta trabalho no CMAC-SE 2015 - Vitória/ES

publicado: 09/09/2015 00h00, última modificação: 06/07/2016 16h26

CMAC-SE - Congresso de Matemática Aplicada e Computacional da região Sudeste, é um evento regional promovido pela SBMAC, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, envolvendo temas como: Computação Científica, Computação Gráfica, Otimização, Processamento de Sinais, Métodos Numéricos que estão relacionados com disciplinas de formação do curso de BSI do IFMG-Sabará

O CMAC-SE 2015 ocorreu nos dias 05 a 08 de setembro de 2015 no campus Goiabeira da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória - ES. O aluno do curso de BSI,Deylon Carlo Fidelis Couto, bolsista de Iniciação Científica (IC) pela FAPEMIG, apresentou o seu trabalho de pesquisa"Algoritmo colônia de vaga-lumes aplicado na otimização de funções N-dimensionais" na sessão de Otimização. O estudante apresentou uma parte de sua pesquisa de IC, em que apresenta um benchmark de funções de várias variáveis submetidas a uma técnica de inteligência computacional específica com fins de otimização. O bom funcionamento do método computacional pode indicar sua utilização em problemas reais e práticos em diversas áreas como engenharias e computação. Além de proporcionar conhecimento, o congresso representou uma boa oportunidade de interação com alunos e pesquisadores de diversos centros de pesquisa do país.

No evento esteve presente representantes de empresas de tecnologias, possibilitando agregar à rede de contatos do aluno. Dentre vários participantes do evento, o aluno foi sorteado e presenteado com uma camisa da Wolfram, que é uma das empresas mais respeitadas do mundo na área de softwares para computação, web e nuvem. O aluno Deylon Couto, orientado do professor do BSI, Carlos Alexandre Silva, iniciou sua pesquisa no início de 2015 e finalizará o projeto com a implementação de uma recém técnica computacional bio-inspirada, colônia de lobos, prevista para ser iniciada em outubro de 2015.