Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Sabará apresentam trabalhos de pesquisa no CSBC em João Pessoa-PB

Alunos de Sabará apresentam trabalhos de pesquisa no CSBC em João Pessoa-PB

publicado: 21/08/2023 11h02, última modificação: 21/08/2023 11h03

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) , é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. A sua 43ª edição realizada em 2023 ocorreu em João Pessoa - PB entre os dias 06 a 11 de agosto. O CSBC se divide em eventos base, que estão presentes desde sua criação, e eventos satélites e competições que possuem chamadas públicas anualmente.

Nestes eventos, os alunos Kamilly Rosa e Gustavo Santos, ambos alunos do curso de Sistemas de Informação do Campus publicaram suas pesquisas "Análise de Redações sobre Mulheres na Ciência: Uma Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio" e "Uma Abordagem a DeepFake via Algoritmos de Aprendizagem Profunda", respectivamente nos eventos WIT - Women in Information Technology e ENCompIF - X Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais.

O trabalho de Kamilly Rosa, orientado por Michele A. Brandão (Campus Ribeirão das Neves) e coorientado por Cristiane N. Targa (Campus Sabará), diz respeito à interpretação da percepção de alunos do ensino médio sobre a participação das mulheres na área de STEM e as dificuldades enfrentadas por elas. Para isso, foram analisadas redações submetidas a dois concursos de redação, fazendo-se uso de ferramentas de mineração de texto.