Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG–Sabará apresentam pesquisa sobre gamificação no ensino de inglês no CBIE 2025
conteúdo

Notícias

Alunos do IFMG–Sabará apresentam pesquisa sobre gamificação no ensino de inglês no CBIE 2025

publicado: 26/11/2025 12h48, última modificação: 26/11/2025 12h52

O Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará esteve presente no XIV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2025), considerado o principal evento brasileiro da área. Realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, o encontro reuniu pesquisadores e estudantes de todo o país sob o tema “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”.

Os alunos Paulo M. C. Macedo e Lívia M. Soares, do Bacharelado em Sistemas de Informação, apresentaram o artigo “Integração de Jogos Digitais e Gamificação no Ensino de Inglês em Sala de Aula: Um Estudo de Caso do Programa Sabará”, desenvolvido no âmbito do Programa Sabará — projeto de extensão que oferece cursos gratuitos de programação, robótica e inglês para estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública.

O inglês é um diferencial dentro do programa, e o estudo investiga como jogos digitais, sistemas de pontos, níveis, desafios e avatares podem fortalecer o engajamento e apoiar o aprendizado da língua. A análise, conduzida com turmas atendidas pelo Sabará, mostrou impacto positivo na motivação, na confiança e nos resultados dos estudantes.

A participação no SBIE, simpósio integrante do CBIE, reforça o papel do IFMG–Sabará na produção de conhecimento aplicado e no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras que aproximam tecnologia e aprendizagem.

O campus parabeniza os autores pela qualidade do trabalho e pela representação institucional no maior evento da área.