Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentação de Projetos ligados aos Direitos Humanos

Apresentação de Projetos ligados aos Direitos Humanos

publicado: 22/11/2014 23h00, última modificação: 07/07/2016 17h39

Estudantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG do Curso Superior de Sistema de Informação, campus Sabará, elaboraram Projetos voltado para os Direitos Humanos e o Direito à Diferença no dia 20 de Novembro de 2014. Tal ação é um desdobramento da vista ao SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Developement) do Governo de Minas e uma das Ações do Projeto de Extensão Tecnologia se faz com Ética e Desenvolvimento Social. A idéia foi propor um projeto inovador na área de Tecnologia, visando o Empreendedorismo atrelado aos Direitos Humanos.

Os alunos desenvolveram vários projetos na área de Tecnologia, sendo eles:

- O “BENGALIFE” visando à acessibilidade dos deficientes visuais, ao desenvolver uma bengala conectada as redes e sistemas para possibilitar o deslocamento com segurança desse público. Os alunos fizeram uma pesquisa inicial sobre os entraves na acessibilidade desse público e pensou nesse projeto como uma alternativa.

- Outro projeto apresentado foi à criação de dispositivos para os Centros Religiosos visando à interatividade entre seus membros, bem como economia dos com papel na produção de materiais. Os alunos também tiveram a preocupação em desenvolver um projeto associado à Sustentabilidade do Meio Ambiente.

- Os alunos também demonstram preocupação com a Educação dos deficientes visuais e destacaram a importância de produzir vídeos e outras ferramentas que possam auxiliar a formação desse público. Eles realizaram uma pesquisa prévia e identificaram o percentual expressivo de alunos com deficiência física e a importância em aprimorar as ferramentas existentes nas Instituições de Ensino.

Por fim, os alunos lembraram o Dia Nacional da Consciência Negra e destacaram a importância em trabalhar com ações em prol da Igualdade racial, fazendo referência ao grande Líder Nelson Mandela.

O trabalho está alinhado às ações de Pesquisa e Extensão Ética e Desenvolvimento Social desenvolvido pelos alunos e professores do Curso Sistema de Informação e visa incentivar o Empreendedorismo associado aos Direitos Humanos e o respeito à Diferença.