Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Sabará comemora 10 anos do curso de Sistemas de Informação e da área de Informática
conteúdo

Notícias

Campus Sabará comemora 10 anos do curso de Sistemas de Informação e da área de Informática

Área de Informática do campus celebrou o aniversário de início das atividades durante o Encontro Anual de Tecnologia da Informação. No evento, os professores apresentaram o portfólio do curso, com as realizações ao longo de uma década
publicado: 20/07/2023 10h41, última modificação: 20/07/2023 10h41

 

O IFMG - Campus Sabará está celebrando um marco importante: o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação completa dez anos de atividades.Ao longo dessa década, o curso se firmou como referência na formação de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação, acumulando conquistas notáveis no ensino, pesquisa, extensão e inserção no mercado de trabalho. A comemoração reuniu professores e alunos no Encontro Anual de Tecnologia da Informação.

Confira as principais realizações ao longo dos últimos anos:

Parcerias com o setor público

Uma das bases do curso e da área de informática é a forte integração entre docentes e discentes. Com um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, e alunos motivados e engajados, diversas parcerias e projetos de destaque foram realizados. Entre elas, merecem destaque aquelas estabelecidas a nível municipal. Uma delas ocorreu com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, resultando no desenvolvimento do Sistema de Informação Gerencial da Guarda Municipal (SIGMA).

No âmbito regional, o curso firmou um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais, resultando em trabalhos de conclusão de curso de alunos do curso de Sistemas de Informação. Esses trabalhos tiveram como foco a criação de uma aplicação web para o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), que visa facilitar a conexão entre startups, investidores e programas de incentivo ao empreendedorismo. 

Premiações em competições

Ao longo de dez anos, o curso de Sistemas de Informação tem se destacado em competições regionais e nacionais. A participação em competições se deu desde 2013, quando uma turma de alunos, em uma viagem a Ouro Preto, concorreu a vagas no programa "Jovens Talentos" do Ministério da Educação. Diversos momentos de orgulho marcaram a trajetória do curso, como a seleção de uma estudante para representar o IFMG no Desafio de Projetos "Meninas na Ciências", em Goiás, em 2018. Em 2020, o curso recebeu o prêmio de melhor pesquisa da área de exatas no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), além de premiações em eventos institucionais, como o SIC (Seminário de Iniciação Científica) e a Semana de Ciência e Tecnologia.

Visitas técnicas e aproximação com o mercado de trabalho

O curso também promoveu diversas visitas técnicas ao longo dos anos, compartilhando conhecimento e aproximando os alunos do mercado de trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar grandes empresas de tecnologia, como SERPRO, TOTVS, CI&T, DTI, Avenue Code e Oi. Também participaram de eventos importantes, como o Demo Day Minas, o maior evento de startups de Minas Gerais, e o Arduino Day.

Da sala de aula para a comunidade

A metodologia de ensino adotada pelo curso de Sistemas de Informação tem sido um dos grandes diferenciais ao longo dessa década. Com foco na associação da teoria com a prática, o curso tem desenvolvido diversos projetos interdisciplinares que proporcionam aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais.

Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se a criação de um sistema de gestão para uma empresa de parafusos, o desenvolvimento de um software de gerenciamento para uma escola de natação local e a proposição de soluções tecnológicas para desafios enfrentados no campus, como o problema de quadro de horários. Além disso, foram oferecidos minicursos com temáticas de Inteligência Artificial, visando atualizar os alunos sobre as mais recentes tendências e tecnologias na área.

De Sabará para o mundo

O Bacharelado em Sistemas de Informação esteve presente em quase toda edição do Programa Internacionaliza IFMG, com alunos indo para Guarda, Porto e Bragança, em Portugal. Em todas as edições, os estudantes publicaram pesquisas em eventos de Portugal e Espanha.

Evento próprio da área de TI

A fim de consolidar a união da equipe, disseminar conhecimento sobre tecnologia e promover a aproximação com o mercado de trabalho, criou-se o EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação. Nesta quinta edição, em 2023, foram comemorados os 10 anos da área de informática do IFMG-Sabará. O EATI tornou-se o principal evento da área e com grande participação dos alunos tanto como público-alvo, organizadores e ministrantes de atividades.

Pautas sociais

Outro ponto de destaque é o empoderamento feminino na área de computação. As alunas e professoras do curso têm sido protagonistas em eventos voltados para o público feminino, como o Rails Girl, e têm apresentado artigos em importantes eventos nacionais e internacionais. Essa representatividade tem contribuído para quebrar barreiras de gênero e promover a diversidade no campo da tecnologia. Além disso, o curso tem se destacado em iniciativas de inclusão digital, social e racial. Os alunos têm participado de eventos sobre consciência negra e educação inclusiva, e os projetos de extensão têm desempenhado um papel fundamental na inclusão digital de crianças, adolescentes e idosos na cidade de Sabará. O Programa Sabará, por exemplo, já atende mais de 400 alunos de mais de 30 escolas da região, promovendo a inclusão digital na educação básica.

Com todas essas realizações e conquistas, o curso de Sistemas de Informação do IFMG-Sabará consolida-se como uma referência no ensino de tecnologia da informação. A qualidade do corpo docente, a participação ativa dos alunos, as parcerias com instituições públicas e privadas, e a preocupação com a inclusão e diversidade têm sido os alicerces para o sucesso na oferta do curso. Nesses 10 anos, muito se contribuiu para a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios do mercado de trabalho na área de informática.

Acesse o portfólio de atividades do Bacharelado em Sistemas de Informação