Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Sabará proporciona momentos de discussões científicas
conteúdo

Notícias

Campus Sabará proporciona momentos de discussões científicas

publicado: 03/12/2018 09h09, última modificação: 05/12/2018 09h42

Ciclo de Seminários de Pesquisa (CISP) do IFMG-Sabará foi criado em agosto de 2018 tendo como objetivo proporcionar um ambiente de discussões científicas entre os servidores, discentes e a comunidade externa do campus, pensando e discutindo sobre a resolução de problemas específicos via métodos científicos, além de manter ativos os grupos de pesquisa existentes no campus.

Para a participação nos seminários não há necessidade de cadastro ou registro prévio. Neste ambiente os participantes contribuem com um lanche coletivo, propiciando um ambiente descontraído como nos moldes do pint of science, sendo os seminários ocorrendo no espaço interno do campus e o lanche como um café da tarde.

O CISP foi iniciado em setembro de 2018 e até o momento quatro pesquisadores compartilharam suas pesquisas com discentes, servidores e comunidade externa do campus. Em setembro o Prof. Me. Daniel Conrado apresentou sua pesquisa sobre a elaboração de um jogo digital terapêutico para apoiar o tratamento e bem-estar de crianças com câncer. Em outubro o Prof. Dr. Daniel Rocha abordou a bioengenharia e a aplicação dos conhecimentos de engenharia no desenvolvimento de tecnologias para auxiliar os seres vivos. No dia 14 de novembro a bacharelanda em Sistemas de Informação do IFMG-Sabará, Nayane França apresentou sua pesquisa para identificação de perfis ansiosos no meio acadêmico utilizando técnicas de ciências de dados. No dia 28 de novembro foi a vez de uma convidada externa, a Profª. Drª. Lillia Barsante que falou sobre modelagem matemática do ciclo do Aedes, tema de seu doutorado no CEFET-MG e que vem trabalhando em projetos de pesquisa com professores e alunos do IFMG-Sabará. O seminário ocorreu em consoante à "Semana Nacional de Combate ao Aedes", que ocorre do dia 25 a 30 de novembro. O CISP 2018 se encerrará no dia 12 de dezembro com a apresentação da Profª. Drª. Camila Pereira intitulada "Análise Setorial da Vocação Local de Sabará. Neste último seminário do ano a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG-Sabará anunciará novidades sobre o CISP 2019. A proposição da criação destes ciclos de seminários, bem como sua organização foi idealizada pelos professores do campus: Carlos Alexandre, Cristiane Norbiato e Daniel Conrado.