Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Sabará tem inauguração oficial
conteúdo

Notícias

Campus Sabará tem inauguração oficial

Prédio foi finalizado no período da pandemia, o que impediu a realização da inauguração. Evento promovido na última sexta, dia 1 de setembro, reuniu comunidade e autoridades.
publicado: 12/09/2023 11h51, última modificação: 12/09/2023 11h51

 

Uma cerimônia oficial, com direito a banda de música e presença de autoridades, marcou a inauguração das instalações do IFMG em Sabará, no dia 1 de setembro. O IFMG está presente no município desde 2011 e tornou-se referência em ensino, pesquisa e extensão na região. Porém, inicialmente, funcionava em um espaço cedido pela prefeitura. 

Desde o começo de 2018 o novo prédio já estava em atividade, porém, inicialmente, apenas parte dos blocos havia sido finalizada. A conclusão do restante da obra se deu próxima ao período da pandemia, assim, não foi possível realizar a entrega oficial à comunidade. Recentemente, espaços internos foram melhorados e a quadra poliesportiva foi coberta.

Hoje, a estrutura do Campus Sabará conta com uma área construída de 7,7 mil m², composta por um prédio de cinco andares que abriga a área administrativa, 21 salas de aula, 13 laboratórios - incluindo 5 de informática -, biblioteca, auditório, área de convivência, ambiente de inovação, entre outros espaços. A unidade oferta cursos técnicos integrados de Administração, Eletrônica e Informática; cursos superiores de Administração, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Logística; além da pós-graduação em Educação Matemática. Também são disponibilizados diversos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e projetos para a comunidade.

Cerimônia

O evento de inauguração contou com a presença maciça dos estudantes, servidores do campus e autoridades. Estiveram presentes o reitor, Kléber Glória; o pró-reitor de Administração, Leandro Conceição; o diretor do Campus, Daniel Neves; além da ex-diretora, Wanderci Bittencourt; e da diretora eleita, Sabrina dos Santos - que assume ainda em 2023 a gestão do campus -, entre outros gestores do IFMG. Representantes do poder público também marcaram presença, como o prefeito do município, Wander Borges; o deputado federal Reginaldo Lopes; a deputada estadual Macaé Evaristo; entre os secretários municipais de Educação e de Cultura, Fernanda Silveira e André Alves; o presidente da Câmara de Vereadores, José Roberto Fernandes; entre outras autoridades.

Uma apresentação das artistas Rafa e Mariana Luíza - ex-aluna  e aluna do campus - abriu a celebração. A história da criação do campus foi relembrada nos discursos, que tiveram como ponto de convergência o entendimento da importância de ofertar ensino de qualidade para promover o desenvolvimento humano e social. Daniel Neves destacou a dedicação dos servidores para que o campus chegasse ao atual momento - em especial, foi homenageada a ex-diretora Wanderci Bittencourt por sua atuação indispensável na fixação da unidade no município.

O reitor Kléber Glória, por sua vez, agradeceu aos servidores e autoridades que contribuíram para a construção do campus e aproveitou a ocasião para despedir-se da comunidade. "Esta deve ser a última cerimônia de que participo aqui como reitor, mas espero estar presente em outras oportunidades", disse, ao comentar que deixa o cargo ainda em setembro, após concluir seu segundo mandato à frente do IFMG. "Foram oito anos de muito trabalho e ver unidades como este campus em funcionamento é motivo de muita satisfação".  

Por fim, uma apresentação da banda do Corpo de Bombeiros - Bombeiros Instrumental Orquestra Show (Bios) encerrou, de forma animada, o evento.