Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instruções para realização da consulta: Assembleia Geral sobre o local de funcionamento do IFMG Campus Sabará
conteúdo

Notícias

Instruções para realização da consulta: Assembleia Geral sobre o local de funcionamento do IFMG Campus Sabará

publicado: 04/07/2016 11h55, última modificação: 06/07/2016 14h56


Instruções para realização da consulta:

A consulta destina-se aos docentes, discentes e técnicos-administrativos. Cada um dos membros pertencentes a estes segmentos terá direito a um voto. No caso do docente e do técnico administrativo poderão votar os servidores efetivos e em exercício no campus. Para os discentes, estes deverão estar devidamente matriculados em um dos cursos regulares do IFMG Campus  Sabará.

Em particular, no caso de estudantes menores de idade, os pais poderão votar no lugar do discente, valendo apenas um voto por matrícula. Para tanto, o responsável legal deverá apresentar a carteirinha de estudante do seu filho, emitida pelo IFMG, e seu documento de identificação.

No momento da votação todos deverão estar munidos de documentos de identificação oficial com foto ou carteirinha de estudante emitida pelo IFMG Campus Sabará.


Retificação:

Informamos que a votação acontecerá conforme o seguinte cronograma:

Votação 07/07/2016 20:00 até o término da assembleia Ginásio no Morada da Serra
08/07/2016 10:00 - 13:00 Campus Morada da Serra
Apuração 08/07/2016 após as 13:00

Campus Morada da Serra



Prezada Comunidade Acadêmica:

Como vem sendo divulgado pela gestão e pela comissão de infraestrutura do campus, a construção do Campus Sabará vem caminhando para que possamos, em um futuro próximo, dispor das nossas instalações definitivas no bairro Sobradinho.

Também, é do conhecimento de todos que as instalações atuais, ocupadas provisoriamente, não nos têm atendido. Essa questão está impedindo nossas ações e limitando, inclusive, nossa oferta de novas vagas desde o início do ano de 2016, quando deixamos de ofertar dois cursos integrados. A limitação se agravou de forma que, se continuarmos no mesmo local, haverá restrição para abertura de qualquer oferta de vaga para 2017. Além disso, há uma preocupação com a questão da segurança e do conforto, tanto para os discentes quanto para os servidores.

Preocupada com esse cenário, a gestão do Campus vem procurando, desde 2014, um espaço alternativo para o funcionamento do Campus no Município de Sabará. Contudo, não conseguimos, ao longo desse tempo e nem com o auxílio mais recente da comissão de infraestrutura, criada em abril deste ano, encontrar um local que nos permitisse termos, em um único espaço, a integração dos cursos que hoje funcionam na Faculdade Sabará com os que funcionam no Morada da Serra. Tão pouco, encontramos um espaço que atendesse nossas expectativas, mesmo que em espaço provisório, no tocante ao conforto e à segurança.

Para exemplificar o esforço dentro do Município, elencamos os espaços que foram visitados/sondados como uma possível alternativa de campus provisório:

Visitas/ações realizadas pela equipe de gestão antes de abril de 2016: 1) Escola Fazendinha - Izabela Hendrix; 2) espaço do Shopping Popular;  3) Casa da Criança no bairro Paciência; 4) um imóvel próximo às Casas Bahia em Sabará e onde se instalou a Araújo e algumas salas que tinham ao lado para locação; 5) um imóvel/galpão em frente ao SENAI; 6) visita ao Governo de Estado para tentar viabilizar a Escola Estadual Presidente Eurico Dutra; 7) tentativa de cessão da Escola José Rodrigues para uso exclusivo do IFMG; 8) visita ao imóvel denominado de Casa Azul no centro de Sabará; 9) Escola Municipal Tiná Costa; 10) Marcell Philipe; 11) prédio industrial na entrada de Arraial Velho; dentre outras ações.

Visitas/ações realizadas em conjunto com a comissão de infraestrutura: 1) visita ao prédio do Sindicato dos Siderúrgicos de Sabará; 2) visita ao Senai em Sabará; 3) fomos conhecer as estruturas de containers no Senai de Santa Luzia; 4) visita ao Shopping Spazio Mall.

O resultado dessas visitas/ações foi que, infelizmente, o Município de Sabará não dispõe de espaço adequado e em condições para nos receber de forma imediata até a finalização do nosso Campus definitivo. Diante dessa limitação, expandimos as negociações, com auxílio da nossa Reitoria (reitor e pró-reitores), para o município de Belo Horizonte. Essa expansão foi iniciada após consulta jurídica sobre a possibilidade de se alocar, provisoriamente, nossa escola na capital. Nesse sentido, a Reitoria iniciou uma negociação com o Governo de Minas, focando em espaços mais próximos ao Município de Sabará, o que culminou na possibilidade de realizarmos uma cooperação técnica com o Governo do Estado para um espaço mais adequado.

A mudança seria para um complexo educacional, onde estão algumas escolas/projetos, tais como: Núcleo de Criação e Design do SENAC; Caminhos do Futuro e Núcleo de Planejamento e Gestão do Instituto Cultural Sérgio Magnani; Empreendedorismo Juvenil do SEBRAE; Laboratório de Culturas do Mundo – Plug Minas;  Valores de Minas do Governo de Minas e o Servas;  e, Oi Kabum da Oi.

O espaço foi avaliado pelo Departamento de Infraestrutura e pela equipe gestora da Reitoria e, também, pela equipe gestora e pela comissão de infraestrutura do Campus Sabará. A avaliação foi positiva, pois a proposta é que ocupemos um prédio que será de uso exclusivo do IFMG Campus Sabará e compartilharemos de outros espaços dentro do Plug Minas com as escolas citadas anteriormente.

Nossos servidores e estudantes poderão utilizar o refeitório, onde são servidos café da manhã, almoço e jantar. Os valores cobrados pelas refeições estão sendo negociados com o objetivo de conseguirmos um valor mais reduzido para os estudantes. Mas, a base de preço, hoje, é de R$8,00 para o almoço. Além disso, teremos acesso compartilhado a uma área verde considerável, a um espaço para realização de eventos, acesso a um campinho de grama e outras instalações.

Na visita realizada ao espaço, foi possível fazer um desenho básico da distribuição dos espaços do prédio de uso exclusivo. O Departamento de Infraestrutura da Reitoria nos auxiliará na proposição do layout adequado para ocupação do mesmo, caso a proposta seja considerada adequada pela comunidade acadêmica.

O complexo fica apenas a 12 Km de distância do local onde será o Campus definitivo e é atendido por várias linhas de ônibus e metrô. Estamos em parceria com a Prefeitura Municipal de Sabará, em prol de construirmos soluções para o transporte dos estudantes de Sabará que forem mais afetados em relação a essa mudança de localidade. Também, faremos a atualização dos valores dos alunos que recebem o auxílio transporte pelo programa de assistência estudantil.

É importante ressaltar que, sendo essa a decisão da comunidade acadêmica, o IFMG estará PROVISORIAMENTE sediando nesse novo espaço, mas que, tão breve o Campus definitivo tenha condições de nos receber, nossa mudança será realizada. A comissão de infraestrutura continuará visitando a obra e o mesmo empenho para sua finalização será dado, tanto por parte da gestão do Campus quanto por parte da Reitoria.

Receberemos os questionamentos sobre o novo espaço via formulário eletrônico abaixo, até as 14h do dia 06 de julho de 2016 e daremos o retorno no dia 07 de julho de 2016, na assembleia geral. Caso a comunidade forneça indicativo positivo em relação a essa negociação, tentaremos viabilizar a mudança para ocupação do prédio dentro do Plug Minas a partir de agosto deste ano.

Formulário para envio das considerações.

Diante das ponderações apresentadas e no intuito de abrir o diálogo, convidamos a todos para uma Assembleia Geral para toda a comunidade acadêmica (servidores, discentes e pais), no dia 07 de julho de 2016, quinta-feira, de 18h50 as 20h20, no Campus Morada da Serra – Quadra Poliesportiva.

Ao final dessa Assembleia, faremos o levantamento/votação com todos os presentes para avaliar se a maioria aprova a mudança PROVISÓRIA. Os votos terão peso de 1/3 para cada um dos segmentos (1/3 – discentes e pais; 1/3 – professores; 1/3 – técnicos administrativos). Os votos serão recebidos de 20h00 às 20h20, no espaço da Quadra. Após esse período, será realizada a apuração e divulgação do resultado.

 O programa para a realização da Assembleia seguirá a seguinte proposição: (a) acolhimento - 10 minutos (lista de presença por segmento e comunicados gerais); (b) apresentação do novo espaço - 30 minutos (fotos, descrições e ponderações) – Essa apresentação contará com a colaboração de membros da comissão de acompanhamento da infraestrutura do campus; (c) respostas aos questionamentos enviados pelo formulário - 30 minutos; (d) votação - 20 minutos.  Dessa consulta, será elaborada uma ATA, assinada por testemunhas e acrescida da lista de presença nessa Assembleia.

Segue um breve desenho do que seria o espaço:

- Sala de aula 01
- Biblioteca
- Laboratório de áudio visual
- Sala de aula 02
- Sala de aula 03
- Sala pequena
- Sala de coordenação
- Sala de professores
- Copa
- Depósito 01
- Banheiros F e M 2º andar
- Sala de aula 04
- Sala de aula 05
- Sala de aula 06
- Depósito 02
- Banheiros F e M 1º andar
- Sala de aula 07
- Estúdio
- Secretaria acadêmica/ensino
- Sala de aula 08
- Sala de aula 09
- Sala de aula 10
- Sala de TI
- Existência de elevadores e rampas de acesso 

 

Referência de distância entre o campus definitivo, Plug Minas e Campus Provisório atual

Foto Mapa Plug Minas 1

Algumas referências de linhas de ônibus, tendo como base o Município de Sabará. Com a informação do número da linha é possível saber o itinerário consultado o site do DER (Link).

Foto Mapa Plug Minas 2

Linha

Região

Ponto

4665; 4670

02

Rua Gustavo da Silveira – prox. SENAI

4600; 4655

03

Rua Gustavo da Silveira – prox. SENAI

4988; 4992; 4987; 4993; 4997

01

Descer na José Candido da Silveira e caminhar 2Km via Gustavo da Silveira;

Descer na José Candido da Silveira e pegar o metrô estação José Candido da Silveira até a estação Santa Inês

8001A; 9205; 9105

04

Rua Gustavo da Silveira – prox. SENAI

9030

05

Nova Vista: Pegar o metrô e descer na estação Santa Inês
Alvorada: 8001A