Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019

Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019

publicado: 25/06/2019 17h20, última modificação: 25/06/2019 17h20

A Coordenação de pesquisa, inovação e pós-graduação do campus Sabará tem o prazer de convidá-los para participarem da continuidade do Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará) 2019.

A realização do CISP-Sabará é uma oportunidade de ampliarmos o contato entre os servidores e alunxs do campus, pensando e discutindo sobre a resolução de problemas específicos via métodos científicos, além de mantermos ativos os grupos de pesquisa existentes no campus. Não há necessidade de cadastro ou registro para a participação no ciclo de seminários. Após a discussão, faremos um coffee break coletivo - cada um contribui trazendo algum lanche e/ou uma bebida.

Segue a descrição do seminário de quarta-feira (26/06):

- Título: Metodologia de Otimização Multiobjetiva via Simulação Paralela para alocação de leitos de internação

- Resumo da apresentação:
O planejamento de leitos de internação está entre os problemas mais debatidos na área da saúde. Apesar deste destaque, diversas iniciativas falharam na tentativa de propor melhorias nos serviços prestados, resultando em altos custos de operação e elevadas taxas de recusa. Como este tipo de problema é estocástico e normalmente envolve múltiplos objetivos, foi proposta uma abordagem de Otimização via Simulação para solucioná-lo. O processo de otimização é conduzido pelo Algoritmo Genético NSGA-II. As soluções geradas são avaliadas via Simulação. A abordagem proposta é aplicada em uma das macro-regiões de saúde de Minas Gerais, onde cerca de 77% dos pacientes são assistidos pelo sistema público de saúde. Os resultados obtidos indicam melhorias significativas nos níveis globais de serviço e potenciais ganhos financeiros.

- Apresentadora: Profª. Me. Bárbara Regina Pinto e Oliveira (IFMG-Sabará)

- Biografia:
Bacharel (2012), Mestre (2014) e Doutoranda (previsão 2019) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Compõe desde 2015 o corpo docente do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Sabará, atuando como docente na área de Gestão da Produção e Logística, e como coordenadora do curso de Tecnologia em Logística. Possui experiência na área de Pesquisa Operacional, com ênfase em aplicações da otimização e simulação nas áreas de mineração, desastres naturais e saúde.

Informações:

• Local: Sala 205 - campus Sabará
  • Data: 26/06/2019 (quarta-feira)
  • Horário: 14:00

Maiores informações sobre as pesquisas no campus Sabará bem como da palestra em destaque podem ser obtidas em: