Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CINEMA COMENTADO

CINEMA COMENTADO

publicado: 22/11/2014 23h00, última modificação: 07/07/2016 17h40

Estudantes e professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG do Curso Técnico em Administração Concomitante, campus Sabará, promoveram um Cinema Comentado sobre a vida e história de Nelson Mandela em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra no dia 20 de Novembro de 2014. O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo de Palmares – situado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes.

Os alunos ficaram emocionados com a história daquele considerado um dos líderes mais importantes na Luta em prol da Igualdade Racial, Nelson Mandela, e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e tiveram a oportunidade de dialogar acerca dos Direitos Civis e refletir a nossa postura diante desse contexto.

O Cinema Comentado está alinhado às ações de Pesquisa e Extensão desenvolvida pelo professores do Curso Técnico em Administração Concomitante, realizado de forma interdisciplinar contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa - Inglesa e Direito. A atividade visa sensibilizar e conscientizar os alunos para aspectos ligados às questões étnico-raciais, suas simbologias, cidadania e Direito à Diferença.

A próxima etapa do projeto será a elaboração da Revista em Quadrinhos abordando aspectos ligados ao Direito e Cidadania, demonstrando o papel da Juventude no desenvolvimento da Cidadania e como a Instituição de Ensino desempenha papel essencial nesse processo, todas essas ações em consonância com as diretrizes e bases da educação nacional.

Para saber maiores informações acerca do Dia da Consciência Negra acesse:

Link: