Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Defesa de TCC - Matheus Saliba / Bacharelado em Sistemas de Informação

Defesa de TCC - Matheus Saliba / Bacharelado em Sistemas de Informação

publicado: 27/09/2022 13h48, última modificação: 27/09/2022 13h48

Ontem, 26/09, foi realizada a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: "Análise da evolução da COVID-19 em Belo Horizonte baseada em um modelo epidemiológico SIRV", elaborado pelo estudante Matheus Saliba Garofolo e orientado pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Silva (IFMG-Sabará) e coorientado pela Profa. Dra. Lillia dos Santos Barsante Silva (SEMED-Sabará)

A banca examinadora contou com a participação da  Profa. Dra. Jahina Fagundes de Assis Hattori (UTFPR) e  da Profa. Ma. Débora Silva Veloso (IFMG-Sabará).

Resumo:

Neste trabalho foi utilizado o modelo epidemiológico SIRV (Suscetível – Infectado – Recuperado – Vacinado) para avaliar a evolução do número de novos infectados da COVID-19 com e sem a inserção da vacinação (primeira dose de reforço) na população de Belo Horizonte em Minas Gerais, Brasil. O sistema de equações diferenciais foi resolvido numericamente usando o método numérico de Runge-Kutta de 4ª ordem, sendo implementado em linguagem Octave. Na validação do modelo SIRV foram utilizados dados oficiais de novos infectados da COVID-19 divulgados pela Prefeitura Municipal da capital mineira, entre 05 de agosto de 2020 a 01 de abril de 2022. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, o modelo SIRV apresentou um bom caráter preditivo para as novas infecções, mostrando a estabilidade e o controle livre da doença com a inserção da vacinação.

Parabéns ao professores e ao estudante pelo trabalho desenvolvido!