Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ENEM 2018 – Fique ligado, venha estudar no IFMG Campus Sabará!!!

ENEM 2018 – Fique ligado, venha estudar no IFMG Campus Sabará!!!

publicado: 16/03/2018 02h21, última modificação: 02/04/2018 21h09

A forma de ingresso aos cursos superiores do IFMG é 100% pela nota do ENEM. 50% das vagas vão para o SISU e 50% para o processo seletivo, ambos sistemas baseados na nota tirado no ENEM pelo candidato. Por isso, é importante que todo candidato que pretende fazer curso superior no IFMG se inscreva e faça a prova do ENEM.

Para ingressar na graduação do IFMG, o candidato precisa percorrer três passos simples:

1) Fique de olho no período de inscrição do ENEM e faça a sua inscrição ;
2) Não perca a PROVA do ENEM;
3) Use sua nota no SISU e/ou no Processo Seletivo.

Calendário do Enem 2018:

• Solicitação de isenção 2 a 11 de abril
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro

Informações em: https://enem.inep.gov.br

Você deve estar se perguntando:

o que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFs), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. O IFMG Campus Sabará participa APENAS da primeira edição, que acontece em JANEIRO de cada ano.
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.]

Como é o Vestibular?

No vestibular do IFMG o candidato não faz outra prova, ele informa na inscrição a edição que ele realizou o ENEM no sistema do IFMG pela internet, no site www.ifmg.edu.br. Ao final do período de inscrições, o sistema busca a nota do candidato no ENEM e são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
O Edital do Processo Seletivo é aberto uma vez por ano, para ingresso sempre no primeiro semestre de cada ano.