Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro sobre práticas corporais chinesas no SUS aconteceu no início de dezembro
conteúdo

Notícias

Encontro sobre práticas corporais chinesas no SUS aconteceu no início de dezembro

Evento ocorreu nos dias 01 e 02 de dezembro e encerra o primeiro ano do curso FIC Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong. Uma iniciativa IFMG campus Sabará em parceria com a ESPMG e a SES-MG.
publicado: 11/12/2023 18h06, última modificação: 12/12/2023 13h49

Nos dias 01 e 02 de dezembro aconteceu o Encontro de Práticas Corporais Chinesas no SUS. Evento de culminância do primeiro ano do Curso FIC Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong em parceria com a ESPMG e a SES-MG.

Foram dois dias intensos de muito aprendizado e integração com os cursistas das 4 turmas formadas em 2023.

No dia 01 tivemos a abertura com a presença do Prof. Ricardo Machado, Diretor de Ensino do IFMG Campus Sabará e palestra/aula com o Prof. Daniel Luz, acupunturista e estudioso da Medicina Tradicional Chinesa. À tarde tivemos prática terapêutica com Daniel Luz e roda de conversa sobre ensinar práticas corporais chinesas com a presença de alguns professores experientes e os cursistas.

No dia 02 foram realizadas oficinas técnicas de diferentes conhecimentos das práticas corporais chinesas.

O evento teve a participação de 92 pessoas e aconteceu nas dependências históricas da ESPMG no Barro Preto em BH.

O curso FIC é coordenado pela servidora Kelly Cristina Oliveira de Lima, Enfermeira do IFMG Campus Sabará e tem a participação do servidor José Marcello Salles Giffoni, Técnico em Assuntos Educacionais do IFMG Campus Sabará (professor de Tai Chi Chuan).

Em 2023, o curso formou 86 instrutores de Tai Chi Chuan e Chi Kung do Programa Academia da Saúde. Até 2025 a meta é formar mais 200 instrutores contribuindo para o fortalecimento da Promoção da Saúde no SUS de Minas Gerais.