Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enem 2019: prazo de inscrição termina nesta sexta

Enem 2019: prazo de inscrição termina nesta sexta

Prova é porta de entrada para os interessados em cursar graduação no IFMG. A nota é usada como critério de classificação no processo seletivo dos cursos superiores
publicado: 17/05/2019 10h00, última modificação: 17/05/2019 10h00

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminam nesta sexta-feira, 17 de maio. Os interessados podem se inscrever até às 23h59 e a taxa é de R$ 85, valor a ser pago até o próximo dia 23 em agências bancárias, agências dos Correios que tenham serviço do Banco Postal, internet banking, casas lotéricas, caixas eletrônicos e aplicativos bancários. Mais de 5 milhões de inscritos já foram registrados na edição deste ano.

A prova é a porta de entrada para os interessados em cursar graduação no IFMG. A nota é usada como critério de classificação no processo seletivo dos cursos superiores. O Instituto Federal oferta vagas também pelo SiSU, sistema de seleção que utiliza o resultado na aprovação de candidatos.

Inscrições

Após se inscrever e efetuar o pagamento, a confirmação da inscrição será feita pelo sistema do Inep, processo que pode levar alguns dias úteis. Os isentos têm a inscrição confirmada automaticamente ao fim do cadastro no Enem 2019. Em ambos os casos, a confirmação pode ser acessada pela Página do Participante.

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 60% das inscrições do Enem 2019 foram recebidas, até o momento, por celulares e tablets. No ano passado, os inscritos pelos dispositivos móveis representaram 30%.

É importante ler o edital para conferir as regras do exame. Participantes surdos também podem consultar o edital na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acessar o vídeo que o Inep fez com as orientações para a inscrição. O atendimento especial (específico ou especializado) deve ser solicitado quando o estudante for se inscrever.

Locais de prova

Os inscritos terão acesso aos locais de prova em outubro. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, com provas distribuídas da seguinte maneira: 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e mais 45 questões de Ciências Humanas no primeiro dia; 45 questões de Ciências da Natureza mais 45 questões de Matemática no segundo dia. O Inep divulgará o gabarito oficial em 13 de novembro. Já o resultado está previsto para janeiro de 2020.

Clique aqui para se inscrever!