Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Campus Sabará apresenta artigo científico no XXIV Congresso Brasileiro de Automática

publicado: 18/11/2022 17h39, última modificação: 18/11/2022 17h39

O estudante Orlando Vinicyus Santos Martins do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Sabará publicou e apresentou o artigo científico "Controle Híbrido Adaptativo Tolerante a Falhas" no XXIV Congresso Brasileiro de Automática que ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro em Fortaleza (CE).

O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa orientado pelos professores Mariella Maia Quadros e Rodrigo Hiroshi Murofushi, em colaboração com o professor Valter Júnior de Souza Leite do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Divinópolis. O projeto desenvolvido propõe o desenvolvimento de um controlador PI (Proporcional-Integral) híbrido adaptativo capaz de compensar falhas em atuadores de processos industriais.

O estudante contou sobre sua experiência em apresentar um trabalho científico em um evento de abrangência nacional. "O congresso foi uma experiência maravilhosa, onde tive a oportunidade de conhecer vários profissionais incríveis. A experiência e o ambiente são bastante inspiradores."

Além disso, a professora Mariella Maia Quadros também publicou e apresentou outro artigo no congresso, denominado "Controle Tolerante a Falhas: Reconfiguração com Atuador Virtual Adaptativo", desenvolvido em parceria com o professor Víctor Costa da Silva Campos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  O trabalho apresenta uma nova metodologia de controle para sistemas sujeitos a falhas de atuador, por meio da utilização da técnica de reconfiguração com a proposição de um atuador virtual adaptativo.

Sobre o XXIV CBA

O XXIV Congresso Brasileiro de Automática aconteceu nos dias 16 a 19 de Outubro de 2022 na Fábrica de Negócios (Fortaleza - CE), como uma realização do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O evento reuniu as comunidades científicas e industriais possibilitando a troca de informações entre os diversos profissionais da área de ciências elétricas. Promoveu minicursos e palestras para atualização de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais. Além de trazer convidados e o que há de mais inovador no mundo da engenharia.