Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG Sabará ministra palestra em evento de Computação

Estudante do IFMG Sabará ministra palestra em evento de Computação

publicado: 03/07/2017 01h12, última modificação: 03/07/2017 01h12
Exibir carrossel de imagens Estudante BSI Pedro em palestra no campus Ouro Branco

Estudante BSI Pedro em palestra no campus Ouro Branco

Entre os dias 19 e 20 de junho de 2017 ocorreu a segunda edição do Encontro de Computação do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Branco. O evento visa contribuir com a formação de estudantes dos cursos da área de Informática do campus por meio de palestras e minicursos.

O estudante do curso de Sistemas de Informação, Pedro Artur Lourenço (campus Sabará), ministrou em parceria com o professor Carlos Alexandre, a palestra "Por que ainda não comecei a desenvolver um jogo?  Abordaram o processo de desenvolvimento de games digitais através do jogo Memórias de Sabará", fruto do desenvolvimento de pesquisa do campus Sabará.

Nesta palestra os ministrantes expuseram os cenários promissores do desenvolvimento de jogos no Brasil e no mundo, além dos incentivos públicos para os desenvolvedores. E ainda, foram detalhados os passos de desenvolvimento de jogos digitais, usando como referência o jogo "Memórias de Sabará" que está sendo desenvolvido pela equipe: Pedro Artur (Sistemas de Informação), Lucas Leal (Técnico Integrado em Informática), Janaína Martins (Sistemas de Informação), Gracielle Rezende (artista local), Estela Perez (professora da área de Gestão) e Carlos Alexandre (professor da área de Informática).

O jogo aborda elementos sobre diversidade étnico-racial, transtorno do espectro autista, consciência ambiental, incentivo ao turismo e divulgação cultural da cidade de Sabará, além de contar com ilustrações e trilha sonora compostas pelos alunos integrantes do projeto.

Para o discente Pedro Artur "participar desta palestra foi uma experiência incrível e única. Foi muito gratificante compartilhar conhecimentos e promover expectativas, pois muitos querem ser desenvolvedores de jogos, mas nem sabem por onde começar. Espero que a palestra tenha dado um direcionamento e que a partir dela, jovens talentos possam desenvolver grandes projetos nesta área". Para o professor Carlos Alexandre "esta palestra serve para consolidar a parceria que vem sendo firmada entre os dois campi.

Em maio, discentes do IFMG-Ouro Branco ofertaram minicursos no II Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI) em Sabará, e agora em junho, um discente do IFMG-Sabará ministra palestra no II Encontro da Computação em Ouro Branco. Isso demonstra a qualidade do nosso ensino para a formação dos nossos alunos, além de fortalecer a rede dos Institutos Federais de Minas Gerais promovendo esta integração entre os campi."

Na palestra houve interação entre alunos e professores presentes na palestra, sendo possível estabelecer futuras parcerias de trabalhos em conjunto entre os dois campi.