Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante IFMG Sabará apresenta pesquisa em conferência na Europa

Estudante IFMG Sabará apresenta pesquisa em conferência na Europa

publicado: 26/06/2017 01h02, última modificação: 26/06/2017 01h02

Entre os dias 21 a 24 de junho de 2017 ocorreu em Lisboa - Portugal a 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI'2017). O CISTI é um evento técnico-científico anual, que visa a apresentação e a discussão de conhecimentos, novas perspectivas, experiências e inovações no domínio dos sistemas e tecnologias de informação.

A aluna do curso de Sistemas de Informação do IFMG campus Sabará, Patrícia Scoralick Martins Lopes, apresentou seu trabalho intitulado "Uma Proposta de Arquitetura de Sistema de Informação baseado em Cognição Reflexiva direcionada ao Público Feminino", o qual é fruto do projeto aprovado em dezembro de 2016 pelo Programa Internacionaliza do IFMG em parceria com instituições de ensino superior de Portugal.

Este trabalho aprovado na conferência contou com a participação da professora Cristiane Norbiato Targa, do campus Sabará; da professora do Instituto Politécnico da Guarda e coordenadora do projeto em Portugal, Maria José A. de Pais Valente; e do professor do campus Sabará e coordenador do projeto no Brasil, Carlos Alexandre Silva. Além disso, o professor Carlos integrou a Comissão Científica do CISTI'2017.

Para o professor Carlos "a apresentação deste trabalho fortalece o nome do IFMG campus Sabará no cenário de pesquisa internacional na área de Tecnologia da Informação e registra sua marca em importantes veículos mundiais de divulgação científica como na Biblioteca Digital da IEEE Xplore do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers)".

A discente está na Europa desde fevereiro de 2017 e retornará em meados de julho deste ano, onde dará continuidade à pesquisa no Brasil.

Para Patrícia "quando participamos de um evento, já chegamos no local com um grau de expectativa e, o CISTI foi exatamente o que eu esperava. Encontrar pessoas de países diferentes com o mesmo objetivo em prol do desenvolvimento tecnológico, seja para a educação, para o setor empresarial, para a saúde ou qualquer outra área é estimulante e, o compartilhamento de nossos conhecimentos e ideias nos faz projetar um futuro melhor. O evento enriqueceu a minha vivência profissional e pessoal. Momentos como esses fazem com que o profissional de TI sinta reconhecimento pelo seu trabalho, proporcionando novas expectativas e ideias na volta para casa".