Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do campus Sabará visitam o FabLab em Belo Horizonte
conteúdo

Notícias

Estudantes do campus Sabará visitam o FabLab em Belo Horizonte

publicado: 24/02/2017 11h44, última modificação: 24/02/2017 11h44
Exibir carrossel de imagens Estudantes e professores do IFMG Campus Sabará em Visita ao Fab Lab Newton

Estudantes e professores do IFMG Campus Sabará em Visita ao Fab Lab Newton


No dia 08 de fevereiro de 2017, estudantes do IFMG 
Campus Sabará visitaram o Fab Lab Newton localizado na Faculdade Newton Paiva, em Belo Horizonte.

O Fab Lab Newton é um laboratório de fabricação digital pertencente à rede mundial Fab Lab, criada pelo MIT com o objetivo de facilitar a prototipagem de ideias e visando a inovação e invenção.

"Fui ao Fablab com o intuito de aprender mais sobre a área de impressões 3D, há diversas máquinas para cada tipo de trabalho, houve uma explicação da operação de cada uma delas e ainda uma demonstração de uma das máquinas. Gostei muito pois essa é uma área completamente inovadora e que eu tive a oportunidade de conhecer." Depoimento do estudante Guilherme Santos - 3° ano do curso de Informática.




O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do laboratório, sua estrutura e maquinários novos, como por exemplo a impressora 3D que pode ser utilizada para a fabricação de diversas peças, complementando assim a formação dos alunos através do contato com as novas tecnologias do mercado. Os alunos foram acompanhados pelos professores de eletrônica Daniel Neves Rocha e Erick Fonseca Boaventura. 


Para o professor Erick: "a visita ao FAbLab foi muito interessante, pois foi apresentado toda a estrutura da instituição e a forma como cada máquina (Cortadora a Laser, impressora 3D, Fresadora CNC e Cortadora de Vinil) funciona e também o que é possível ser feito com elas. Tivemos a oportunidade de ver uma pequena peça ser feita na impressora 3D e de tirar dúvidas sobre a utilização dos equipamentos. Acredito que a visita acrescentou muito na formação de nossos alunos." 

 "A visita ao Fablab proporcionou uma reflexão a respeito do uso dos laboratórios abertos. Iremos incentivar os estudantes do campus Sabará a utilizarem essas estruturas no desenvolvimento de projetos possibilitando uma formação mais ampla" - depoimento do professor Daniel.