Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Sabará Retoma Aulas com Evento de Acolhimento Pós-Greve

IFMG Campus Sabará Retoma Aulas com Evento de Acolhimento Pós-Greve

publicado: 03/07/2024 07h24, última modificação: 03/07/2024 08h21

No dia 1º de julho de 2024, alunos, professores e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do IFMG Campus Sabará participaram de um evento de acolhimento para a retomada das aulas após a greve. A iniciativa foi organizada pelo comando local de greve, em parceria com entidades estudantis e a equipe de gestão do campus.

O evento começou com um acolhimento e lanche coletivo, oferecido gentilmente pelo SINASEFE IFMG. Em seguida, a professora Bárbara Oliveira explicou a importância e a legitimidade do movimento grevista, destacando que o direito de greve é assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 7.783/89. Ela também garantiu aos estudantes que os 200 dias letivos e a carga horária prevista nos cursos serão respeitados e cumpridos, conforme o novo calendário acadêmico que será disponibilizado em breve para consulta pública.

Os estudantes Erick Albino, Vinícius Quintas e Fran Ribeiro apresentaram as principais conquistas do movimento grevista. Entre elas, a recomposição do orçamento da assistência estudantil no valor de R$ 347 milhões e a ampliação do orçamento das universidades e institutos federais em R$ 400 milhões.

A professora Aline Campos, juntamente com os TAEs Glábia Dutra e José Marcelo Giffoni, expuseram os avanços das respectivas categorias. Eles mencionaram a recomposição parcial dos salários dos servidores (12,5% para docentes e 14% para TAEs até 2026) e a reestruturação das carreiras dos servidores, tornando-as mais atrativas para a captação e retenção de profissionais qualificados.

Encerrando o evento, a equipe de gestão do campus, composta pela professora Sabrina Sant'Anna (Diretora-Geral), Ricardo Machado Rocha (Diretor de Ensino), Jamile Detoni (Coordenadora de Ensino) e Daniel Neves (Diretor de Administração e Planejamento), apresentou os serviços essenciais realizados durante o período de greve e destacou importantes conquistas recentes do Campus Sabará. Entre elas, a aquisição de novos computadores e a obtenção de recursos para a construção de um novo espaço de alimentação e convivência.

Desejamos a todos um excelente retorno às aulas!