Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará)

I Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará)

publicado: 27/11/2018 10h33, última modificação: 27/11/2018 10h39
A coordenação de pesquisa, inovação e pós-graduação do campus Sabará tem o prazer de convidá-los para participarem da continuidade do  I Ciclo de Seminários de Pesquisa do IFMG Sabará (CISP-Sabará). A realização do CISP-Sabará é uma oportunidade de ampliarmos o contato entre os servidores e alunxs do campus, pensando e discutindo sobre a resolução de problemas específicos via métodos científicos, além de mantermos ativos os grupos de pesquisa existentes no campus.Não há necessidade de cadastro ou registro para a participação no ciclo de seminários. Após a discussão, faremos um coffee break coletivo - cada um contribui trazendo algum lanche e\ou uma bebida.

Segue a descrição do seminário:

• Título: Modelagem Matemática: um estudo sobre o ciclo entomológico do Aedes
  • Resumo da apresentação:  As fêmeas infectadas dos mosquitos do gênero Aedes destacam-se na dispersão de diversas arboviroses, dentre elas: a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o zika vírus.  A modelagem matemática possibilita prever a dinâmica populacional do Aedes e de suas arboviroses através da simulação de modelos entomológicos e/ou epidemiológicos. Neste trabalho foi realizado o estudo da dinâmica populacional do Aedes através de um modelo entomológico determinístico de equações diferenciais ordinárias não lineares.  Parte dos coeficientes do modelo são dependentes de variáveis meteorológicas. O modelo foi confrontado com dados amostrais de fêmeas Aedes capturadas em campo nos municípios de Caratinga, Lavras e Sete Lagoas, estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados indicaram um aumento na infestação do vetor com o incremento das variáveis meteorológicas na três cidades.
  • Apresentadora: Prof.ª Lillia dos Santos Barsante Silva
  • Mini-biografia:  Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010), mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2012) e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018).
  • Dia: 28/11/2018 (quarta-feira)
  • Horário: 14:00 às 16:00
  • Local: auditório do campus Sabará