Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG destina recursos de até R$150 mil para projetos de ensino

IFMG destina recursos de até R$150 mil para projetos de ensino

Inscrições do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) foram prorrogadas e agora professores e técnicos podem submeter propostas até o dia 22 de março.
publicado: 14/03/2023 15h30, última modificação: 14/03/2023 15h33

Foi prorrogado até o dia 22 de março o período de inscrição para submeter projetos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) 2023. Por meio do edital 15/2023, o IFMG está disponibilizando até R$150 mil para serem destinados aos projetos aprovados. Serão concedidas até 10 bolsas por projeto com de 10h de atividades semanais. Elas estão divididas em dois tipos:

• Piben - para estudantes de graduação - bolsa no valor de R$ 385,00
  • Piben-Jr - para estudantes de cursos técnicos - bolsa no valor de R$ 280,00

As bolsas terão duração máxima de sete meses, ou seja, as atividades deverão ser executadas entre maio e novembro de 2023. O edital continua sendo de demanda induzida, porém a novidade deste ano é que agora são sete áreas temáticas:

1. Desordem informacional: processos de disseminação de notícias falsas, a construção de bolhas virtuais;
  2. Democracia e direitos fundamentais: defesa dos Direitos Humanos e garantias fundamentais na escola e na sociedade, reafirmando o respeito às diferenças;
  3. O desafio da sustentabilidade: propostas para compreensão de como minimizar os efeitos da mudança climática no planeta;
  4. Avaliação escolar: reflexos na formação do estudante;
  5. Metodologias de ensino-aprendizagem: estudo e aplicação na Educação Profissional;
  6. Ensino híbrido: aplicações e possibilidades na educação profissional;
  7. Ações multidisciplinares focadas na preparação para o Enem.

Projetos de ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos do IFMG. São atividades desenvolvidas em momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular das disciplinas dos cursos. Os projetos devem ser desenvolvidos sob a responsabilidade e orientação de docente ou técnico administrativo, podendo ser executados no âmbito do campus ou de forma multicampi.

A inscrição, com o envio da proposta, é realizada via formulário eletrônico, disponível na página do Piben. O servidor que será o coordenador do projeto é o responsável pelo preenchimento dos dados e envio das informações. O resultado final será publicado a partir do dia 24 de abril. Nos links abaixo, acesse o edital, suas retificações e também o formulário de inscrição.

Edital 15/2023 - Piben 2023

Retificação nº 01 - publicada em 23/02/2023