Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e NASF de Sabará: a culminância de um trabalho social
conteúdo

Notícias

IFMG e NASF de Sabará: a culminância de um trabalho social

publicado: 26/07/2017 13h48, última modificação: 26/07/2017 14h04

Nos dias 11 e 12 de julho foram realizadas as culminâncias de encerramento do primeiro semestre de 2017 nas unidades Fátima II e CAIC do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foram realizadas exposições de trabalhos desenvolvidos pelos participantes das oficinas de Arte Terapia com bonecas de pano, fuxico e diferentes mosaicos. Em ambas culminâncias também foram realizadas vivências de Tai Chi Chuan, fruto do Curso de Práticas Corporais Chinesas ofertado pelo IFMG-Campus Sabará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Marcello S. Giffoni, esteve presente no dia 11 e participou da vivência. equipe do NASF dessas unidades é composta por Rose Mary Figueiredo Angelo (Psicóloga), Luciana Bahia Leite Silva (Fisioterapeuta) e Amanda Alves Costa (Terapeuta Ocupacional). Todas alunas do Curso de Práticas Corporais Chinesas realizado em 2016 e registram bons resultados do Tai Chi Chuan como atividade física com os participantes dos grupos operativos.

Segundo a equipe, o público aderiu positivamente diante dos movimentos diferentes que estimulam coordenação motora, equilíbrio, tonificação muscular e também trouxe uma mudança psicossocial de empoderamento das pessoas que usam o serviço proporcionando uma consciência de auto-cuidado. 

A partir dessa experiência do Tai Chi Chuan, a equipe do NASF ampliou a inserção de Práticas Integrativas e Complementares no seu trabalho como a Auriculoterapia e Arteterapia.  Sobre as Práticas Integrativas e Complementares ver:

 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf

http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnpic.php

O IFMG contribuindo para a efetivação de políticas públicas na sociedade local!