Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica 3ª edição do Anuário dos Projetos de Ensino

IFMG publica 3ª edição do Anuário dos Projetos de Ensino

Publicação traz 10 projetos de ensino desenvolvidos ao longo do ano de 2021. Lançamento ocorre nesta quinta-feira, 24 de novembro, como uma das atividades do Planeta IFMG.
publicado: 24/11/2022 14h03, última modificação: 24/11/2022 14h03

O ano era 2015 e o Campus Betim encerrou sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) com uma medalha de bronze e três menções honrosas. Seis anos depois, em 2021, a unidade saiu do mesmo torneio com quatro medalhas de prata, dez bronzes, dez menções honrosas, além de três professores premiados e uma premiação para o Campus. Tudo isso, sem contar as medalhas em outras competições, como a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais e a Olimpíada Canguru de Matemática. A que pode ser atribuído tamanho salto de qualidade?

“Oportunidade, preparação, trabalho em equipe, incentivo e suporte aos estudantes, além de apoio do Campus e reitoria. São as principais características do nosso projeto”, explica o coordenador do “IFMG Betim nas Olimpíadas de Matemática”, professor Carlos Eustáquio Pinto . O projeto a que ele se refere é uma das iniciativas para o ensino de Matemática empregadas na unidade e consta como um dos artigos da III edição do  Anuário de Projetos de Ensino do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) do IFMG, que será lançado oficialmente no dia 24/11, às 8h.

A nova edição detalha experiências ocorridas em 10 projetos, divididos em duas categorias:  Currículo prescrito e currículo em ação nos cursos ofertados pelo IFMG e Sustentabilidade e Meio Ambiente. São iniciativas tão diversas quanto interessantes, como o protótipo de um forno sustentável, à base de energia solar (Campus Ibirité),  um curso de inglês voltado a estudantes de licenciatura em Letras (Campus Congonhas) ou a produção barata e acessível de adubo orgânico (Campus Arcos).  “Os trabalhos reforçam a importância de uma prática educativa pautada na construção de aprendizagens significativas com ênfase na formação integral e na perspectiva interdisciplinar”, explica o pró-reitor de Ensino substituto, Mário Luiz Alvarenga, em artigo que apresenta o Anuário.

Piben
O Anuário de Projetos de Ensino é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Comunicação. A criação do Piben ocorreu por meio da Resolução 43/2018, em cumprimento à diretriz da atual gestão de valorizar as atividades finalísticas do IFMG

Clique aqui para acessar a transmissão de lançamento do Anuário