Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Sabará leva pesquisa sobre zonas de criminalidade ao LASDiGov 2026
conteúdo

Notícias

IFMG Sabará leva pesquisa sobre zonas de criminalidade ao LASDiGov 2026

publicado: 23/07/2026 10h23, última modificação: 23/07/2026 10h23

O estudante Daniel Elias dos Santos, do Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG Campus Sabará, apresentou, em 22 de julho de 2026, o artigo completo “Avaliação Comparativa de Métodos de Agrupamento para Detecção de Zonas de Criminalidade: Subsídios à Segurança Pública em Belo Horizonte”. A apresentação ocorreu no 14º Latin American Symposium on Digital Government (LASDiGov 2026), realizado em Gramado/RS como parte do 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Produzido em coautoria com o professor Carlos Alexandre Silva, o estudo comparou técnicas de aprendizado não supervisionado para identificar zonas de criminalidade. A pesquisa utilizou 19.146 registros de furtos de cabos de cobre em Belo Horizonte e avaliou os métodos K-Means, K-Medoids, Agrupamento Hierárquico Aglomerativo (HAC), DBSCAN e HDBSCAN.

Os resultados mostraram que o HDBSCAN gera zonas mais concentradas e estáveis, enquanto o HAC apresenta maior capacidade de capturar eventos futuros em áreas de cobertura mais amplas. A pesquisa também evidenciou a rápida perda de validade de mapas estáticos de criminalidade.

O trabalho contribui para o desenvolvimento de ferramentas interpretáveis de apoio ao planejamento tático e à alocação de recursos na segurança pública, com aplicações relacionadas a Governo Digital e Cidades Inteligentes.

O artigo está publicado nos anais do LASDiGov 2026:
ttps://sol.sbc.org.br/index.php/wcge/article/view/43606/43369

Anais do evento:
https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge/issue/view/1713