Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informativo sobre a obra do campus
conteúdo

Notícias

Informativo sobre a obra do campus

publicado: 21/06/2016 10h59, última modificação: 21/06/2016 10h59

Prezada comunidade acadêmica,

Desde a mudança da gestão do IFMG (mudanças dos gestores da Reitoria), uma nova abordagem foi dada para a condução da construção do Campus Sabará. A nova equipe de Administração, bem como, a equipe do D-Infra (Departamento de Infraestrutura) e a equipe diretiva do Campus Sabará buscaram, em conjunto, estratégias para a Construtora Enel acelerar os trabalhos de construção. Essas estratégias tinham por pilares:

(a) buscar meios de aumentar as frentes de trabalho e

(b) busca de recursos financeiros extraordinários para prover as medições de maior volume que viríamos apurar.

Neste propósito, muitas reuniões entre as partes aconteceram. Deste esforço, enxergávamos dois cenários possíveis.

(1) êxito nas negociações, com aceleração dos trabalhos em prol de concluirmos o prédio didático, de forma a ocuparmos o espaço no início do 1º semestre/2017.

(2) rescisão do contrato celebrado com a Construtora Enel, o que nos causaria imenso atraso em projetos, em virtude dos quesitos legais requeridos nesta formalização, que podemos resumir em aplicação das penalidades legais contra a construtora (cobrança de multas), elaboração do inventário da obra, busca de novos recursos orçamentários, elaboração de nova licitação, contratação de uma outra empresa, para, enfim, prosseguirmos com o andamento da obra.

Com muito empenho e muitas negociações acirradas, conseguimos concluir da melhor e mais satisfatória forma: conquistamos um novo acordo com a Construtora Enel e celebramos um cronograma de execução que será cumprido dentro da expectativa de conclusão para iniciarmos as aulas de 2017 já em nosso estabelecimento próprio.

Para validarmos com confiança este acordo, preliminarmente, a construtora assumiu a responsabilidade de aceleração das frentes de trabalho em um prazo de 90, que se iniciou em maio/2016, vindo a terminar no final de julho/2016. A data inicial coincide com o repasse de recursos financeiros, por parte do Governo Federal ao IFMG, para darmos quitação a notas fiscais de medição da obra que estavam em atraso. Sanadas as pendências financeiras, a construtora voltaria ao equilíbrio financeiro para voltar a investir no canteiro de obra de forma apropriada e esperada.

Cabe ressaltar que nesta época (março, abril/2016), o faturamento médio da Enel estava sendo da ordem de R$ 40 mil/mês. Ou seja, a execução da construção estava travada e sem progresso.

A partir do acordo e do aceite do novo cronograma proposto pelo fiscal do contrato (representante do D-Infra), a construção tem, aos poucos, se alinhado ao que celebramos no final de abril/2016. Agora, nos primeiros dias de junho, tendo se passado um mês do início do prazo de 90 dias, recebemos a 1ª medição da construtora, cujo faturamento é da ordem de R$ 380 mil.

Em termos percentuais, o alcance esperado seria de 2,47% (em relação ao valor total da obra completa) para este 1º mês. Contudo, o efetivo foi de 2,02%. Essa diferença não executada deverá ser incorporada ao percentual de produção esperado para este 2º mês que acontece neste mês de junho/2016.

Vale ressaltar a fala do nosso fiscal (representante do D-Infra), Sr. Adilson Carmo Pereira:

“Entendemos que, mesmo com este atraso de 0,45% neste mês de maio/2016, a empresa contratada fez a retomada dos serviços com um ritmo mais expressivo, ou seja, demonstrou mais interesse em contratar e alocar mais profissionais e fornecimento de insumos no canteiro de obras, como observados por todos em diversas visitas. Portanto, para este mês de junho/2016, a contratada deverá tirar este percentual de atraso e realizar mais o percentual previsto no cronograma.” 

Diante de todo o exposto, a equipe diretiva do Campus Sabará está confiante de que o acordo firmado será cumprido. O que reforça nosso compromisso de continuar caminhando bem próximo dos responsáveis pela execução deste projeto, buscando garantir, assim, nossa mudança de endereço na virada do próximo ano letivo.

Nesta expectativa de mudança, temos a boa notícia de que a grande maioria dos móveis necessários para mobiliar o nosso prédio já foi empenhada, as fábricas aguardam nossa liberação para entrega-los.

Na expectativa de vir a compartilhar melhoras notícias em julho, nos despedimos!