Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MINUTO PSI - Psicologia no Campus

MINUTO PSI - Psicologia no Campus

publicado: 16/08/2023 17h15, última modificação: 16/08/2023 17h15

O que faz a psicóloga escolar/educacional?

Aqui no campus a psicóloga compõe a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio Educacional, integrando seus conhecimentos específicos àqueles dos demais educadores para colaborar no acesso, permanência e êxito dos estudantes. De forma individual ou coletiva, atua junto aos estudantes, docentes e familiares, auxiliando nas questões emocionais e comportamentais que interferem na aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais. Realiza acolhimento, orientação e desenvolve oficinas temáticas. Participa de reuniões de pais, pedagógicas e colegiados e também compõe o NAPNE facilitando a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas.

A psicóloga faz psicoterapia na escola?

A escuta qualificada faz parte do fazer psicológico, mas a psicoterapia é atribuída ao psicólogo clínico. O ambiente e a dinâmica específica da escola, a falta de estrutura física, somadas ao longo tempo dispensado a cada sessão, que resultam em necessidade de registro, estudo de caso e acompanhamento sistemático são fatores que inviabilizam a atuação numa perspectiva clínica. Entretanto, como parte do fazer da psicóloga escolar, são realizados atendimentos individuais com características de orientação breve e estratégica para resolução de problemas. Caso necessário, também são realizados encaminhamentos para os serviços da rede de atendimento da região (UBS, CAPS, CRAS, CREAS e outros).

Sou obrigado(a) a falar com a psicóloga?

Não. O estudante pode ser encaminhado pelo professor ou coordenação para o NAE, mas não é obrigado a submeter-se a atendimento psicológico. A psicóloga não realiza busca ativa de estudantes, pois cabe a ele/ela decidir se deseja ou não receber uma intervenção psicológica. O acolhimento psicológico é aberto a qualquer estudante, seus familiares e servidores do campus, desde que queriam fazer por iniciativa própria, considerando a importância da motivação interna para construção de estratégias de superação de dificuldades.

Quem poderá saber o que eu conversei com a psicóloga?

Todo trabalho da psicóloga é pautado no Código de Ética profissional. Esse documento diz que o sigilo garante o caráter confidencial das informações prestadas nos atendimentos e deve ser respeitado para proteger a intimidade das pessoas, grupos e organizações que ela atende. Há excessões nos casos em que a pessoa atendida coloque em risco a própria vida ou a de outras pessoas, nesses casos a psicóloga, após conversar com a pessoa, poderá compartilhar com os responsáveis ou a equipe somente algumas informações estritamente necessárias para que ela possa ser ajudada.

A psicóloga vai me dar uma bronca?

Não. A ação da psicóloga não está pautada numa perspectiva corretiva ou punitiva. Ela não dirá o que a pessoa deve ou não fazer, mas caso a pessoa atendida deseje, elas podem pensar juntas melhorias que aperfeiçoem suas relações interpessoais. A psicóloga também pode exercer o papel de mediadora nas situações conflituosas, colaborando para propiciar um espaço saudável para o diálogo construtivo.

Como posso ser atendido pela psicóloga?

Observando a gama de atividades inerentes às atribuições do NAE, os atendimentos devem ser solicitados diretamente à psicóloga, por meio do e-mail marcelle.barros@ifmg.edu.br. Os agendamentos são efetivados dentro da disponibilidade do interessado, e sua compatibilidade com o horário de funcionamento, disponibilidade e prioridades do NAE. Além disso, você pode ficar atento a oferta dos grupos de acolhimento semanais que não necessitam inscrição prévia.

Marcelle Barros

Psicóloga CRP 06/104582