Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Sabará participaram da MiniONU 2017
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG Sabará participaram da MiniONU 2017

Cursos Técnicos Integrados

publicado: 15/10/2017 22h08, última modificação: 16/10/2017 23h40

O MINIONU é um projeto realizado pela  PUC Minas que objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.

De acordo com o site oficial do evento "formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para tanto, esses alunos passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores."  (Minionupucmg/2017) 

Os estudantes do IFMG passaram por um período de preparação e orientação sob a supervisão dos professores Aion Angelu e Bruno Henrique , e da professora Paula Ferraz.  E finalmente de 12 a 15 de outubro (4 dias) a delegação do IFMG Sabará, com 27 delegados, se uniram a outras escolas e organizados em comitês temáticos, tiveram a oportunidade de debaterem, pactuarem e deliberarem sobre os temas em questão. Foram necessários não somente os conhecimentos acadêmicos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto.

Desta forma, o MINIONU, representou grande oportunidade e contribui para a ampliação de conhecimentos e aprendizados,  diferenciando nossos jovens nas possibilidades de também fazerem a diferença na vida de milhares de outros jovens brasileiros. 

Para o professor Aion Angelu o saldo não poderia ter sido mais positivo, "nossos estudantes ganharam diversos reconhecimentos e menções honrosas pela participação nos comitês temáticos" e completa " praticamente quadruplicamos a quantidade de estudantes em relação ao ano anterior, e esperamos alcançar voos ainda maiores nas próximas edições". 

Com muita empolgação e satisfação nossos estudantes agradecem a oportunidade ímpar !