Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão do campus Sabará é apresentado em evento científico em Salamanca-Espanha

publicado: 14/12/2023 16h59, última modificação: 15/12/2023 06h32

Entre os dias 13 a 15 de dezembro de 2023 ocorreu o II Congreso Internacional en Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación (INCLUYE) em formato presencial e virtual na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca na Espanha.

O objetivo desta conferência é criar uma comunidade de estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, interessados em discutir e refletir sobre temas como: Equidade e igualdade na escola e no ensino superiorEducação intercultural e Métodos, Metodologias e Avaliação Inclusiva.

No dia 14 de dezembro de 2023, professores e pesquisadores do programa de extensão Programa Sabará (@programasabara) do IFMG campus Sabará, apresentaram o trabalho "Programa Sabará: Transformação Digital na Educação - Um Estudo de Caso sobre Inclusão, Robótica e Conquistas em Programação" no INCLUYE 2023 de forma virtual. Em uma sala multicultural e multilingue, com pesquisadores espanhóis, italianos e brasileiros, o professor Rodrigo Hiroshi fez a apresentação do trabalho com o auxílio de um vídeo produzido pelo professor Daniel Conrado. Foram abordados o grande número de alunos atendidos, com mais de 400 discentes; o impacto da inclusão social e digital; além das metodologias de ensino aplicadas e os resultados alcançados, sobretudo em competição nacional.

Para Rodrigo "foi uma experiência muito rica ao assistir trabalhos de diversas áreas e países tais como Espanha, Chile e Itália, além de ser gratificante poder levar o nome do IFMG a um nível global". Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do IFMG-Sabará, TAE - Tecnologias Aplicadas à Educação, registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. O artigo deve ser publicado em um livro de capítulos com DOI e ISBN aberto pelas “Ediciones Universidad de Salamanca” (Indexado em SPI) em 2024.